28/03/2024 - Edição 540

Judiciário

União entre advocacia e instituições marca descerramento de placa em alusão aos 40 anos da OAB/MS

Publicado em 02/08/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Momento de união e que reforça o compromisso da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), na luta e garantia da democracia, direito da sociedade e advocacia definem o ato realizado em alusão aos 40 anos de história da instituição, na manhã do último dia 26. Estiveram presentes neste importante momento diversas autoridades que representam o Legislativo, Executivo Estadual e Municipal, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado e Polícias Federal e Estadual.

O descerramento da placa de aniversário homenageou nomes daqueles que foram precursores e o objetivo é perpetuar seus feitos para as atuais e futuras gerações da advocacia.

Em discurso, o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, citou que neste ano a história do Estado e de Campo Grande fará parte do nosso cotidiano. Mato Grosso do Sul comemora 40 anos de criação e Campo Grande completa 120 anos de fundação, no dia 26 de agosto. “Várias datas estão se confluindo para que possamos resgatar a memória de nossos fundadores e de como, pouco a pouco, acumulamos as experiências do passado para celebrar o presente e projetar o futuro”.

Na sequência, o Presidente falou sobre os 40 anos da instituição, que será celebrado no próximo 29 de agosto, e que para marcar a data o memorial implantado simboliza e homenageia todos aqueles que contribuíram para a grandeza da entidade. “Essa simples solenidade tem, acima de tudo, um compromisso com a nossa história. Muitos sul-mato-grossenses hoje não sabem que chegamos até aqui graças aos corações e mentes daqueles que palmilharam uma longa estrada, superando desafios, lutando incansavelmente para fazer da OAB e da nossa profissão referência de defesa intransigente do estado democrático de direito. Peço em nome da presidência da Ordem, da nossa Diretoria e dos Conselheiros aqui presentes, que tenham compromisso efetivo com a nossa memória e nossos valores históricos. Sem isso, as futuras gerações serão vazias, anódinas e sem clareza de nossa identidade cultural”, destacou Mansour.

O Vice-Presidente, Gervásio Alves de Oliveira Júnior, enfatiza que o descerramento presta homenagem aos homens e mulheres que edificaram tijolo a tijolo esses 40 anos de história, lutas e labutas em prol da advocacia e sociedade sul-mato-grossense. “Queremos dar memória a todos esses bravos advogados e advogadas que atuaram até essa data. Também reafirmar o nosso propósito, de que a OAB/MS continue com mais 40 ou 400 anos nesta forte defesa da sociedade e advocacia. Os sul-mato-grossenses podem ter a certeza de que vamos continuar sendo a casa da cidadania, onde a democracia sempre será protegida”.

Também presente no ato, o Secretário-Geral Stheven Razuk avalia que “relembrar a história é imprescindível para reforçar a dimensão e o peso da entidade na sociedade sul-mato-grossense”. Stheven também parabeniza “à OAB/MS e à advocacia sul-mato-grossense pelos 40 anos de trabalho incessante na consolidação do estado democrático de direito”.

A Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes recorda que “ a OAB/MS foi fundada em 1979 e, desde então, presta relevantes serviços à sociedade, bem como, aos profissionais da advocacia, promovendo e defendendo as prerrogativas, trabalhando pelo constante aprimoramento e reconhecimento dos advogados”.

Diretor-Tesoureiro, Marco Aurélio Rocha comemora a ocasião. “São 40 anos de história. É uma honra poder servir a instituição e a classe nesse momento importante da OAB/MS, da advocacia e cidadania sul-mato-grossense. Muitos contribuíram para a OAB/MS alcançar a estatura que alcançou, de modo que cumprimento a todos eles nesse momento glorioso da Ordem”, enfatiza.

O ex-Presidente da Seccional Mato Grosso do Sul, Geraldo Escobar Pinheiro, também falou sobre o marco para a advocacia. “40 anos se passaram e vimos a importância dessa instituição para a nossa sociedade que, com certeza será sempre um ponto firme na defesa da cidadania brasileira. Nós advogados e advogadas temos a grande missão de fazer com que a liberdade e democracia seja sempre defendida para que os cidadãos possam caminhar com dignidade, esperança e fazer com que essa Brasil cresça cada vez mais”.

À frente da organização do calendário de festividades pelos 40 anos da OAB/MS, a Presidente da Comissão de Cultura, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, frisa sobre a satisfação em promover essa comemoração. “Buscamos realizar ocasiões que motivam o profissional do Direito e que também traga cultura como complemento. Me sinto muito honrada porque podemos aliar a advocacia, o conhecimento e a cultura em benefício da população”.

Instituições parceiras da advocacia

Representantes de instituições que são parceiras e, juntamente à advocacia, atuam em defesa do cidadão marcaram presença no ato realizado em comemoração aos 40 anos da OAB/MS.

Para o Prefeito de Campo Grande, Marcos Marcello Trad, “as instituições existem em Campo Grande porque uma cidade não é feita apenas por nome ou sobrenome e sim por todas as instituições, de maneira equilibrada, correta e decente”.

Representando o Governo de MS, a Procuradora-Geral do Estado Fabíola Marquete Rahin
Parabenizou a OAB/MS pelo aniversário. “É um prazer fazer parte deste momento. Ministério Público, Polícia Federal, Advocacia Pública e Privada é um equilíbrio. A atuação íntegra de todos nós é que realmente contribui para o desenvolvimento da sociedade e do nosso Estado”, mencionou.

O Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, salientou que “se o nosso País ao longo da história vem evoluindo e com percalços próprios de uma democracia, ainda, talvez carente de um próprio princípio democrático, se deve muito a cada advogado, advogada. Esses 40 anos não é motivo de júbilo apenas para aqueles que integram a instituição, mas também para a sociedade do Estado”.

Em nome da Defensoria Pública de MS, a Subdefensora Pública-Geral Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, destacou que “o fortalecimento da OAB/MS é antes de tudo um fortalecimento da democracia em nosso País e que é uma hora unir esforços neste momento de transição do nosso País para que a corrupção seja afastada, a democracia e cidadania garantida”.

O Superintendente Regional da Polícia Federal, Cléo Matusiak Mazzotti, cumprimentou a todos e estendeu os parabéns pelos 40 anos da OAB Mato Grosso do Sul, falando sobre a importância da instituição para a persecução penal. “Para as polícias a OAB/MS é fundamental porque o estado democrático de direito é mantido por jogo jurídico em que todos devem atuar dentro da legalidade”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *