26/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Os animais sonham?

Publicado em 26/08/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Você já viu um cachorro fazendo gestos engraçados como se estivesse correndo ou brincando enquanto dorme? Parece que ele está sonhando, não é?  Os cientistas também acharam o fenômeno curioso e passaram a pesquisar.

Em 2007, Kenway Louise e Matthew Wilson, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos (MIT) começaram a registrar a atividade dos neurônios do hipocampo  (parte do cérebro responsável pelas memórias) de alguns ratos.

Eles analisaram a atividade dessas células enquanto os animais corriam em labirintos, e depois enquanto dormiam. Eles perceberam que os padrões eram idênticos. Ou seja, para o cérebro, a atuação era a mesma, não importando se o ratinho estava acordado ou dormindo. Os pesquisadores conseguiram até localizar precisamente a posição dos ratos dentro de seus labirintos de sonhos mentais e mapeá-los em lugares reais dentro do labirinto real.

Outros cientistas, os biólogos Amish Dave e Daniel Margoliash, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, perceberam que a atividade cerebral das aves também segue esse padrão.

A conclusão das duas pesquisas é que, nos animais, os sonhos parecem ser uma simulação da vida real dos bichinhos. Da mesma forma que acontece com os humanos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *