25/04/2024 - Edição 540

Mundo

Vaticano vai considerar sacerdotes casados para a região amazônica

Publicado em 18/06/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em um documento emitido no último dia 17, o Vaticano recomenda que a Igreja Católica considere a ordenação de sacerdotes mais velhos e casados em regiões remotas da Amazônia, em uma decisão histórica que poderá ser estendida a outras áreas em que o clero é escasso.

A recomendação, que faz parte de documento preparado pelo Vaticano para o sínodo de bispos da Amazônia, marcado para outubro, também prevê algum tipo de "ministério oficial" para mulheres na região, mas sem entrar em detalhes.

Esta é a menção mais direta, ainda que limitada, presente em um documento oficial do Vaticano sobre as possibilidades de um sacerdote casado e sobre a presença ministerial das mulheres.

O texto fala na ordenação dos "viri probati" (em latim, significa os homens com caráter atestado) para suprir a falta de sacerdotes na região. Tais homens seriam os mais velhos e os destacados na comunidade católica local.

"Afirmando que o celibato é um presente para a Igreja Católica, há demandas para que, nas áreas mais remotas da região, (a Igreja) estude as possibilidades de conferir a ordenação a homens mais velhos, de preferência indígenas, que sejam notáveis membros de suas comunidades", diz o documento.

Apenas padres podem realizar missas e ouvir confissões, o que significa que muitos católicos em comunidades isoladas da Amazônia chegam a ficar meses sem participar de nenhum dos dois sacramentos.

Alguns estudiosos dizem que a aprovação dos "viri probati" na região amazônica pode abrir precedentes para seu uso em outras áreas ao redor do mundo que também tenham poucos padres.

Em uma entrevista a um jornal alemão em 2017, o papa Francisco afirmou que já considerava o sacerdócio dos homens "viri probati" em comunidades isoladas.

Mas havia descartado a extensão a todos os homens casados, sob risco de comprometer o compromisso da Igreja Católica com o celibato, visto como uma virtude que permite que os padres devotem suas vidas interamente a Deus.

O sínodo marcado para acontecer de 6 a 27 de outubro no Vaticano vai incluir bispos e outros representantes, incluindo da população indígena, do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Ao final da conferência, os participantes vão votar em vários artigos para compor um documento final, que seguirá para apreciação final do papa.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *