29/03/2024 - Edição 540

True Colors

Pessoas transgênero não serão mais consideradas com transtorno pela OMS

Publicado em 12/06/2019 12:00 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que pessoas transgênero não seriam mais consideradas como portadoras de um “transtorno mental”. Agora, a informação foi oficializada na 72º Assembleia Mundial da Saúde, realizada em Genebra, quando os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram a 11º versão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas de Saúde (CID).

Com isso, a transexualidade sai da categoria de transtornos mentais (após 28 anos) para integrar o de “condições relacionadas à saúde sexual” e é classificada como “incongruência de gênero”. A OMS usa a incongruência de gênero para descrever pessoas cuja identidade de gênero é diferente do que lhes foi atribuído no nascimento.

É esperado que a nova classificação melhore a aceitação social entre os transexuais e, ao mesmo tempo, disponibilize recursos importantes para a saúde, disse a agência de saúde da Organização das Nações Unidas ao anunciar a mudança. O novo padrão entrará em vigor em 1 de janeiro de 2022.

A edição anterior emitida pela OMS estava em vigor desde maio de 1990, quando o termo “homossexualismo” foi removido da lista e deixou de ser entendido como doença. Celebrada até hoje, a data de exclusão do termo como distúrbio é agora o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia (17 de maio).

Leia outros artigos da coluna: True Colors

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *