28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Governo e Prefeitura iniciam obras de desassoreamento dos lagos do Parque das Nações Indígenas

Publicado em 12/06/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O desassoreamento dos lagos faz parte das seis ações realizadas pelo Governo do Estado para a revitalização do Parque das Nações indígenas, frequentado diariamente por cerca de duas mil pessoas. As obras de recuperação dos lagos do Parque das Nações Indígenas tiveram início no último dia 11, a ação, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande tem objetivo de revitalizar um dos mais importantes cartões postais da cidade.

Coincidindo com o período de estiagem, os trabalhos começaram pela retirada de areia do lago menor, na junção dos córregos Prosa e Reveillon, para depois limpar o lago maior. É previsto durante o processo de desassoreamento do lago para retirada de aproximadamente 140 mil metros cúbicos de areia, com a utilização de escavadeiras hidráulicas. 

O desassoreamento e recuperação dos lagos de contenção do Parque das Nações Indígenas será realizado através de convênio com o repasse de R$ 1,5 milhão – recursos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), oriundos de compensação ambiental. Os serviços serão executados pela administração municipal, por meio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e têm previsão de até 120 dias para serem concluídos.

Será construído um piscinão no Córrego Reveillon, na esquina das avenidas Mato Grosso com Hiroshima; controle de erosão e recomposição vegetal das margens do Córrego Joaquim Português; e implantação de uma comporta de regulação do nível do lago, tão logo o desassoreamento esteja concluído.

Para evitar que o lago volte a ficar assoreado, com o carreamento de areia junto com a enxurrada que desce dos bairros do entorno do Parque dos Poderes, serão executados dois projetos, nos córregos  Reveillon e Manoel  Português, cujas águas formam o lago. No Reveillon, será implantado  um piscinão, inicialmente projetado para armazenagem de 22 mil metros cúbicos de água. No Manoel Português, o Governo do Estado vai executar obras de controle de erosão e replantio da vegetação nas margens. Os projetos já estão sendo contratados e a licitações devem ocorrer até dezembro de 2019.

Com as intervenções programadas, além de recuperar um  cartão postal da Capital, os lagos terão um papel importante no controle de enchentes de afluentes do Córrego Prosa, que  em dias de chuva mais intensa, transbordam na região do Shopping Campo Grande.  Terão capacidade para armazenar 65 mil metros cúbicos de água, o equivalente a três vezes a capacidade do piscinão que será construído nos altos da Avenida Mato Grosso.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *