Semana On

Sexta-Feira 22.nov.2019

Ano VIII - Nº 372

Campo Grande

Projeto de recapeamento e mobilidade da Capital é pré-selecionado pelo Governo Federal

Se aprovados, recursos viabilizarão recapeamento e implantação de 34 quilômetros de corredores do transporte coletivo, interligação dos terminais, bem como sinalização e estações de pré-embarque

Postado em 28 de Maio de 2019 - Redação Semana On

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Campo Grande foi uma das seis capitais brasileiras pré-selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para se habilitar a um financiamento de R$ 78 milhões do Programa Avançar Brasil. Se aprovados, os recursos viabilizarão o recapeamento e a implantação de 34 quilômetros de corredores do transporte coletivo (Sul e Norte), interligação dos terminais Guaicurus/Morenão/General Osório e Nova Bahia., bem como sinalização e estações de  pré-embarque.

O projeto contemplará drenagem e recapeamento das avenidas Costa e Silva,  Coronel Antonino, Mato Grosso,  Cônsul Assaf  Trad e as ruas Rui Barbosa, 25 de Dezembro e Alegrete. Complementarão  os recursos do Projeto de Mobilidade Urbana que estão em andamento no corredor sudoeste (Guia Lopes, Brilhante e Bandeirantes).

Será licitado ainda este ano o recapeamento da  Avenida Gunter Hans (trecho até o Terminal Aero Rancho) e da  Gury Marques (entre o Terminal Guaicurus e a rotatória da Avenida Interlagos, que faz parte do corredor sul.  Do corredor norte, já está em fase de licitação o primeiro trecho (Rua Bahia entre as avenidas Afonso  Pena e Coronel Antonino).

Desde o ano passado, a Prefeitura vem tentando captar os recursos quando ainda existia o Ministério das Cidades . O prefeito Marquinhos Trad já se reuniu mais de uma vez com o ministro do Desenvolvimento Regional, (que desde janeiro é o responsável pelo programa).

Há três semanas, o  projeto foi novamente cadastrado e nesta quinta-feira a proposta  de Campo Grande foi pré-selecionada,  junto com as de  Curitiba, Porto Alegre, Salvador, São Luís e São Paulo, com previsão de  investimento  no valor  de R$ 525,8 milhões.  

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, o próximo passo será  submeter os projetos  para a Caixa Econômica Federal, que vai dar o parecer  final para a contratação dos recursos. Vencida esta etapa, a Prefeitura vai pedir autorização à Câmara e, em seguida, o contrato de financiamento será assinado.

A linha de financiamento do Avançar Cidades no âmbito do programa Pró-Transporte prevê juros de 6% ao ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de juros de até 2% e taxa de risco de crédito de até 1%; contrapartida de 5% do valor de investimento, 48 meses de carência e 20 anos para pagamento.

Complementação do PAC Mobilidade

Os recursos do Avançar Cidades  vão  complementar os recursos do PAC Mobilidade Urbana, com R$ 110 milhões disponíveis desde 2012, que começou a ser executado  pela atual gestão em 2017, com o recapeamento do corredor de ônibus Sudoeste (ruas Guia Lopes e Brilhante  e avenidas  Gunter Hans e Bandeirantes).

O financiamento do Avançar Cidades será destinado ao recapeamento e implantação de trechos dos corredores Sul (Gury Marques e Rua Rui Barbosa) e Norte (Avenida Cônsul Assaf Trad, Avenida Coronel Antonino, Rua 25 de Dezembro, Rua Alegrete, Avenida Mato Grosso e Avenida Calógeras) que contavam  com recursos do Orçamento Geral da União  que acabaram contingenciados .

No corredor Sul, ligação entre os terminais Guaicurus e Morenão, que tem recursos assegurados do PAC Mobilidade para o recapeamento do trecho de 4,6 quilômetros da Avenida Gury Marques, o Avançar Cidade contempla a recuperação do asfalto na Rua Rui Barbosa (4,04 km). Do corredor Norte há recursos do Mobilidade para recapear a Rua Bahia (uma extensão de 1,8 km).

O trecho mais extenso (somando as duas pistas) são os 10,52 km da Avenida Cônsul Assaf Trad, desde a rotatória com o macroanel (no Jardim Colúmbia) até se encontrar com a Avenida Coronel Antonino. Junto com a recuperação do pavimento, será implantada a rede de drenagem para resolver problemas de alagamentos na saída para Cuiabá (Avenida Cônsul Assaf Trad) e região do Bairro São Francisco (ruas Alegrete e 25 de Dezembro), que atualmente impactam o córrego Cascudo na Avenida Rachid Neder e quando há chuva mais intensa, leva ao transbordamento do Segredo (onde o Cascudo desemboca) na altura da rotatória com a Avenida Ernesto Geisel.

Corredores do transporte coletivo – 34 km

Avenida Mato Grosso – 4,8 km

Avenida Cônsul Assaf Trad – 10,52 km

Avenida Calógeras – 3 km

Avenida Costa e Silva – 4,37 km

Rua 25 de Dezembro – 2,07 km

Rua Alegrete – 1,87 km

Rui Barbosa – 4,04 km

Avenida Coronel Antonino – 4 km


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