19/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Abacate faz bem para o cabelo

Publicado em 28/05/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um dos frutos mais nutritivos, saborosos e fáceis de encontrar é o abacate. Ele pode ser consumido in natura ou utilizado em diversas receitas.

Originário do México, o país da Guacamole, o abacate é um grande aliado de quem pratica atividades físicas. A fruta contém uma alta quantidade de gorduras e proteínas que geram energia e ajudam a recuperar os músculos.

Justamente por causa das gorduras, o abacate costuma ser visto com maus olhos. Mas ter gorduras não significa que ele engorda ou faz mal à saúde. A nutricionista Janainna Mazelli explica que, dentro de uma alimentação saudável, o alimento traz muitas vantagens: “é fato que o abacate é uma fruta calórica, tendo como grande parte da sua composição, as gorduras, principalmente mono e saturada. Mas é uma gordura muito benéfica para o organismo — atua na diminuição da inflamação corporal, no aumento da saciedade e até na produção de alguns hormônios. Não é uma fruta que engorda dentro de um contexto de alimentação saudável.”

E não é só isso. Um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, demonstra que o abacate é uma arma poderosa no combate à doenças cardiovasculares. A gordura do abacate diminui o LDL, o colesterol ruim e aumenta o HCL, o colesterol bom.

Mazelli explica que, além do colesterol, a gordura contida na fruta pode ser utilizada até mesmo em dietas para perder peso, quando consumida em pequenas quantidades:“sim, o abacate pode ser utilizado em dietas para perder peso, inclusive é muito recomendado, por ser uma fruta rica em gordura, que traz uma maior saciedade, melhora a sensibilidade da insulina e diminui a inflamação do tecido adiposo. Com certeza é uma fruta que, dentro de um contexto de alimentação saudável pode ser utilizada, e favorece o processo de perda de peso e manutenção desse peso perdido.”

Outra grande vantagem do uso do abacate é para a pele. Por ser rica em vitamina C, a fruta combate estrias, rugas e celulite por atuar na metabolização do colágeno. Além disso, ela também pode ser utilizada como hidratante para o cabelo. “O abacate traz muitos benefícios no uso para o cabelo. Como é uma fruta rica em gorduras, potássio, proteínas e vitamina E, nutrientes que atuam na fibra capilar e melhoram a hidratação do cabelo, é vantajoso e pode ser utilizado tanto em creme ou mesmo apenas ingerindo o alimento”, comenta a nutricionista.

O abacate é bom para todo mundo… até quem nem nasceu! A nutricionista conta que o ácido fólico, presente na fruta, traz benefícios tanto para a mãe quanto para o feto durante a gravidez. “O ácido fólico é um nutriente extremamente essencial para mulheres grávidas, inclusive para as que estão tentando engravidar, é recomendado que iniciem a suplementação de ácido fólico no mínimo três meses antes de engravidar. Todas as mulheres grávidas precisam utilizar o ácido fólico no início da gestação para prevenir defeitos no tubo neural do feto, e o abacate, como é uma fruta rica em ácido fólico e outros nutrientes que também são essenciais durante a gestação, é muito recomendado que esteja presente na alimentação das mulheres grávidas e das que estão em processo para engravidar”, explica Mazelli.

E o melhor, existem várias receitas com abacate, tanto doces quanto salgadas. Você pode preparar guacamole, salada, vitamina, mousse, picolé, sopa e até mesmo molho de macarrão.

É gostoso, faz bem para saúde e é grande o suficiente para dividir com os amigos e com a família.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *