19/04/2024 - Edição 540

Brasil

Provocações de atos pró-Bolsonaro devem inflar protestos desta quinta

Publicado em 28/05/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Entidades estudantis, movimentos sociais, sindicatos e organizações dos mais variados segmentos realizam nesta quinta-feira (30) a segunda Greve Nacional da Educação, que tem como principal pauta a defesa da educação pública e de qualidade e visa barrar os cortes de 30% dos recursos destinados às universidades e institutos federais anunciados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. A primeira paralisação aconteceu no dia 15 de maio e reuniu mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o Brasil.

As manifestações em defesa de Jair Bolsonaro, no domingo (26), não foram desprezíveis, mas também não ultrapassaram os protestos de estudantes e professores, tendo menos capilaridade que eles. Como resultado, tivemos uma semana de guerra de narrativas nas redes sociais entre grupos pró e contra o governo – e, consequentemente, o aumento da polarização.

Como as ruas não vieram no tamanho que o presidente esperava, aguarda-se o comportamento do centrão, transformado em vilão, e de Rodrigo Maia, renascido como uma mistura de Lula e Gilmar Mendes, nos corações bolsonaristas.

Independentemente disso, elas devem trazer um resultado imediato: aumentar os protestos marcados por estudantes e professores e apoiados por movimentos sociais, nesta quinta (30), contra os cortes na educação.

As imagens de manifestantes arrancando uma enorme faixa que dizia "Em defesa da educação" do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, foram recebidas com repúdio nas redes mais progressistas e liberais. Repórteres que registravam a cena foram agredidos de forma covarde. A autora da imagem acima, a fotógrafa Giorgia Prates, confirmou a este blog que foi uma das agredidas.

Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR, postou uma foto mostrando a cena em sua conta no Twitter: "Neste exato momento manifestantes retiraram, com muitos aplausos, uma faixa no Prédio Histórico da UFPR em que estava escrito: "Em defesa da educação". Inacreditável".

Também não foram bem digeridos os cartazes cutucando estudantes e professores, afirmando que "quem trabalha protesta ao domingo" – mesmo que professores que foram aos atos sem a liberação das escolas tenham tido seus pontos cortados. Ou as entrevistas de manifestantes dizendo que a mídia e estudantes mentem descaradamente ao falarem em cortes no orçamento da educação. Ou, ainda, os comentários de influenciadores digitais da extrema direita provocando as organização dos atos do dia 30.

"O fracasso da tática do bolsonarismo deixa claro que o governo perdeu apoio social e pode ser derrotado nas ruas. Isso representa uma derrota ao governo e dá mais força para a mobilização do dia 30", afirmou ao blog Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Ele avalia as manifestações de hoje como "pouco expressivas, com exceção de SP e RJ e, mesmo assim, menores que o dia 15". Diz que Bolsonaro esperava e precisava de muito mais.

Some-se a isso o fato de que as manifestações não decepcionaram e contaram com a cota de doidos autoritários e golpistas pedindo a morte do Supremo Tribunal Federal e prisões de seus ministros, cassação de parlamentares e, claro, a velha "intervenção militar constitucional" – vulgo golpe. Sem falar das indefectíveis faixas "Olavo tem razão" – que funcionam como uma autodeclaração de insanidade. A maioria trazia pautas legítimas, como as reformas. Mas as ilegítimas estavam lá.

Pelos relatos dos colegas que chegam de todo o país, houve mais manifestantes que rechaçaram a presença da imprensa do que a do naco de malucos que protestavam contra a democracia.

Isso mostra que o Bolsonarismo-raiz, aquele pessoal que está com o capitão para o que der e vier, que não votou nele apenas pelo antipetismo, mas por consciência do que Jair Messias representa foi às ruas. Fazem barulho, mas (ainda) não o bastante para assustar como a convulsão do impeachment em 2015 e 2016. E a depender do que aconteça com a economia, é provável que nem venham a fazer.

A reprovação do governo Bolsonaro ultrapassou nominalmente a aprovação na última pesquisa XP/Ipespe. A somatória de "ruim e péssimo" atingiu 36% e o "ótimo e bom" chegou a 34%. Desde o início do ano, a reprovação passou de 20% para 36% e a aprovação de 40% para 36%. Para um presidente que se preocupa mais com golden shower e com nazismo de esquerda do que com empregos e não coloca alguém competente para administrar a educação, a queda ainda é pequena.

Apesar de terem reunido um bom público nas avenidas Paulista, em São Paulo, e Atlântica, no Rio, as manifestações em defesa do governo tiveram menos capilaridade que os protestos contra os cortes na educação no último dia 15 de maio. Estes se estenderam por 222 municípios em 26 estados e no Distrito Federal. Neste domingo, foram 156 municípios, também em todo o país, de acordo com o levantamento do portal G1. Na Paulista, o ato se concentrou em três quarteirões e teve manifestantes espalhados de forma discreta por outros sete, enquanto a manifestação convocada por estudantes e professores lotou quatro quarteirões. A diferença é que a anterior saiu em marcha depois da concentração e a de hoje, não.

Ao eleger o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, como o grande vilão, ao lado do "centrão", as ruas deram a ele o direito a um pixuleco só seu ao lado do inflável de Lula no ato do Rio de Janeiro. Quase ao mesmo tempo, durante um culto na capital carioca, Bolsonaro dizia que as pessoas foram às ruas com o "propósito de dar recado àqueles que teimam com velhas práticas não deixar que esse povo se liberte". Analisando o contexto, o presidente acusou deputados que podem votar em seus projetos de escravizarem a população.

Não sabemos se era a intenção do presidente terminar de implodir as pontes com o parlamento, mas talvez ele tenha conseguido.

Os atos foram insuficientes para Bolsonaro mostrar que pode governar passando por cima do parlamento e da oposição na sociedade, mas o bastante para mostrar que ele conta com certo apoio. As reações, agora, estão com o Congresso e com os insatisfeitos na sociedade. E não prometem ser tranquilas para o presidente.

Talvez ele prefira assim. Uma pessoa que sempre promoveu a guerra não consegue governar costurando paz.

Enquanto isso, como já disse aqui, uma maioria da população que não sairia para protestar nem contra, nem a favor do governo, segue preocupada se vai conseguir trabalhar amanhã para alimentar a família em um país que conta com 13,4 milhões de pessoas que procuram serviço e não acham. E um governo, que continua mais preocupado em estimular "manifestações espontâneas" do que lançar uma política nacional para fomento de emprego e renda no país.

Confira os manifestos programados para o dia 30

A expectativa é que a segunda mobilização seja maior que a primeira. Atos já estão confirmados em ao menos 14 estados.

Campo Grande (MS)

Local: Praça Ary Coelho

Horário: 15h

São Paulo (SP)

Local: Largo da Batata

Horário: 16h

Santos (SP) 

Local: Estação da Cidadania

Horário: 18h

Rio de Janeiro (RJ)

Local: Candelária

Horário: 15h

Porto Alegre (RS)

Local: Esquina Democrática – Borges de Medeiros X Rua dos Andradas

Horário: 18h

Belo Horizonte (MG)

Local: Praça da Estação – Avenida dos Andradas

Horário: 09h

Brasília (DF)

Local: Museu Nacional De Brasília

Horário: 10h

Curitiba (PR)

Local: Praça Santos Andrade

Horário: 18h

Piracicaba 

Local: Praça José Bonifácio

Horário: 17h

Avaré

Local: Largo São João

Horário: 18h

Santo André

Local: E.E Americano Brasiliense

Horário: 12h

Sorocaba

Local: Praça Cel Fernando Prestes

Horário: 13h

Caçapava

Local: Praça da Bandeira

Horário: 9h

Taubaté

Local: Praça Santa Teresinha

Horário: 17h

São José do Rio Preto

Local: Em frente a Câmara Municipal

Horário: 18h30

Ubatuba

Local: Calçadão centro da cidade

Horário: 17h

Botucatu

Local: Praça da catedral metropolitana

Horário: 17h

Montes Claros (MG)

Local: Praça Dr. Carlos

Horário: 15h

Sete Lagoas (MG)

Local: AV. Antonio Olinto

Horário: 16h30

Uberlândia (MG)

Local: Praça do J – UFU

Horário: 15h

Itabirito (MG)

Local: Praça 1 de maio

Horário: 9h

Vitória (ES)

Local: Teatro da UFES

Horário: 16h30

Petrópolis (RJ)

Local: Praça Dom Pedro

Horário: 17h

Volta Redonda (RJ)

Local: Praça Juarez Antunes

Horário: 17h

Salvador (BA)

Local: Praça do Campo Grande

Horário: 10h

Fortaleza (CE)

Local: Praça da Gentilândia

Horário: 10h

Belém (PA)

Local: Praça da Republica

Horário: 13h

Bragança (PA)

Local: Praça das Bandeiras

Horário: 16h

Macapá (AP)

Local: Praça da Bandeira

Horário: 16h

Laranjal do Jari (AP)

Local: Praça Central

Horário: 17h

Porto Velho (RO)

Local: UNIR Centro

Horário: 17h

Recife (PE)

Local: Rua da Aurora

Horário: 15h

Manaus (AM)

Local: Praça da Saudade

Horário: 15h

Natal (RN)

Local: Midway Mall

Horário: 10h

São Luis (MA)

Local: Praça Deodoro

Horário: 15h

Bacabal (MA)

Local: Praça Silva Neta

Horário: 16h30

Pinheiros (MA)

Local: Praça do Centenário

Horário: 8h

Timon (MA)

Local: Praça São José

Horário: 7h

Picos (PI)

Local: Praça Feliz Pacheco

Horário: 7h

Teresina (PI)

Local: Em frente ao INSS

Horário: 8h

Barbalha (CE)

Local: Parque da Barbalha

Horário: 8h

Sobral (CE)

Local: IFCE – Campus Sobral

Horário: 18h30

Limoeiro do Norte (CE)

Local: IFCE – Campus Limoeiro

Horário: 7h30

Aracape (CE)

Local: Praça Matriz

Horário: 14h

São Miguel (RN)

Local: Rua: Dr. José Torquato

Horário: 17h

João Pessoa (PB)

Local: CCHLA/UFPB

Horário: 15h

Campina Grande (PB)

Local: Praça da Bandeira

Horário: 13h

Aracaju (SE)

Local: Praça General Valadão

Horário: 15h

Arapiraca (AL)

Local: Bosque das Arapiracas

Horário: 9h

Paulo Afonso (BA)

Local: Praça da Tribuna

Horário: 17h30

Irecê (BA)

Local: Centro em frente ao BB

Horário: 8h

Jequié (BA)

Local: Câmara dos vereadores

Horário: 15h

Serrinha (BA)

Local: Praça Luis Nogueira

Horário: 7h30

Caruaru (PE)

Local: Grande Hotel

Horário: 8h

Araripina (PE)

Local: Praça da Igreja Matriz

Horário: 8h

 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *