28/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

Pense melhor

Publicado em 22/05/2019 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ao finalizar as leituras pelo Kindle ou até mesmo pelo aplicativo de mesmo nome, sempre recebemos recomendações de leitura e assim foi o caso do livro do autor Tim Hurson que conseguiu comprovar que o pensamento produtivo pode de fato aprimorar a vida das pessoas. Eu verifiquei a recomendação, baixei a amostra e aí me encantei com a leitura que o conduz para uma linha de pensamento produtivo.

O livro se concentra e se fundamenta em princípios objetivos e consistentes, mostrando como é possível e essencial separarmos o pensamento criativo e crítico, estendermo-nos no problema, batalharmos pelo "terceiro terço", isto é, pelas ideias mais criativas e inovadoras, como verdadeiros garimpeiros de ouro, e buscarmos analogias inesperadas, como bem nos recomenda o filósofo Heráclito, para quem "A analogia inesperada é mais pungente do que a óbvia".

O cerne do pensamento produtivo. O modelo de pensamento produtivo (MPP) compõe-se de seis etapas intimamente entrelaçadas: a primeira etapa pretende investigar os verdadeiros desafios, a próxima busca prever o resultado ideal, a terceira identifica com precisão o problema ou oportunidade, a quarta relaciona as respostas possíveis, enquanto a quinta qualifica a melhor solução e por último alinhar os recursos para execução. O desenrolar do processo lembra outras ferramentas produitivas como o método Scrum ou Sprint, porém, o método pense melhor, de fato, lhe permite pensar melhor.

A leitura é prazerosa e muito interessante, vale o investimento e com certeza, acaba se tornando um guia para a vida inteira. Se cada indivíduo se comprometer e exercer os passos com interesse e competência, o seu pensamento com certeza será aprimorado para um outro nivel. Desejo a todos uma boa leitura e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *