24/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Galeria de Vidro recebe exposição ‘Percepção Criativa’

Publicado em 17/05/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Acontece na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural, a exposição “A percepção Criativa”, do artista e professor Jó Aquino. Na composição de suas obras, Jó se utiliza de várias linguagens e expressões, tais como desenho, pintura, escultura, assemblage, objeto e instalação.

Na interação com o público, as obras expostas exploram temas recorrentes na sociedade contemporânea, tais como o preconceito social e de gênero, a alienação, a mídia e sua sedução. Essa exposição vem acompanhada de desenhos e objetos criados por seus ex-alunos e também conta com a participação do artista e escultor Aldo Torres.

Na peça, intitulada “O homem e seu pescoço ou o homem e seu percurso”, Jó Aquino possibilita ao público atento um momento reflexivo-filosófico em relação ao descarte ilícito do lixo nos espaços urbanos inadequados, principalmente em áreas verdes e nos leitos dos rios.

O material utilizado para construir a obra, por si só é código cognitivo, com a apropriação de objetos descartados pela sociedade (roupas velhas, frascos, lixos eletrônicos e outros) para então compor a estrutura visual da instalação.

Sobre o artista

Jó Aquino é professor e artista, iniciou sua trajetória na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Artes Visuais. Passou por várias fases de experiências estéticas e inúmeras exposições até o presente momento, em que se apresenta como “professor-artista”, como gosta de mencionar.

Durante mais de 20 anos atuou como professor e como artista, também se dedicando à pesquisa e elaboração de propostas que envolvem o ensino da arte nas escolas públicas estaduais e privadas que lecionou.

“Componho esta exposição com peças autorais, sendo duas esculturas, três intervenções de objetos e três instalações. Terão quase 50 trabalhos de alunos da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul”, explica ele.

Serviço

A Galeria de Vidro está localizada na. Av Calógeras, 3141.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *