19/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Semana Nacional dos Museus tem programação regional

Publicado em 15/05/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A programação da 17ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), continua até domingo (19).

Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o País oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

Trata-se de um momento propício para fomentar debates no campo museal, para estimular a realização e o desenvolvimento de projetos e atividades museológicas que podem ser de curta, média ou longa duração. O tema deste ano é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”, e os objetivos são promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Em Mato Grosso do Sul as atividades são coordenadas pelo Sistema Estadual de Museus/FCMS e realizadas pelas equipes do Arquivo Público Estadual, Museu da Imagem e do Som, Marco, Gerência do Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC/FCMS), Sectur e Centro Cultural José Octávio Guizzo.

No sábado (18), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, acontece no Centro Cultural José Octávio Guizzo o Curso de Capacitação em Museologia: Plano Museológico. O ministrante será Newton Fabiano Soares (museólogo pela UFRJ, coordenador do Acervo Museológico do Ibram). Haverá uma programação de encerramento no domingo (19), no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A 1ª Semana Nacional de Museus ocorreu em 2003, com 57 museus inscritos e 207 eventos. Em 2017, sua 15ª edição contou com a participação de 1.070 instituições e 3.079 eventos. Foi registrado um aumento de 103% do número de visitantes em relação à semana anterior ao evento, além do fortalecimento da imagem dos museus participantes; maior envolvimento dos museus com a comunidade; incentivo à realização de novas atividades culturais ao longo do ano e integração com os demais museus do país.

Serviço

Todos os eventos da 17ª Semana Nacional de Museus são abertos ao público e gratuitos. Mais informações sobre o Sistema Estadual de Museus e a 17ª Semana de Museus podem ser obtidas no Arquivo Público Estadual, pelo telefone (67) 3316-9167.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *