29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Inédito no país, sistema de agendamento on-line acaba com filas e dá transparência a serviço

Publicado em 15/05/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A partir deste mês, o agendamento dos procedimentos de castração de felinos no Centro de Controle de Zoonoses (CCEC), que acontece todo dia 20, poderá ser feito on-line, através de um sistema desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), lançado oficialmente na quinta-feira (16) pelo prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad.

O sistema dará maior transparência ao serviço e comodidade aos usuários, que poderão fazer o agendamento de qualquer local, utilizando um dispositivo com acesso a internet.

Durante a solenidade, o prefeito Marquinhos Trad destacou que o sistema que está sendo implantado em Campo Grande é o primeiro do País a prestar este serviço à população e protetores da causa animal, acabando com as longas filas e espera nas ligações telefônicas.

“É um sistema que servirá de modelo para outros municípios e que, por sua vez, atende e dá mais autonomia ao cidadão e facilita o acesso ao serviço”, disse.

Para o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, o sistema tem a proposta de tornar o serviço acessível à toda a população de maneira rápida e intuitiva e, consequentemente, contribuindo na  transparência acerca dos procedimentos realizados.

“Construímos uma plataforma ouvindo os servidores e os usuários sobre as suas necessidade e isso fez com que obtivéssemos uma  ferramenta completa de gestão, além de pioneira neste nível de envolvimento, imersão e troca de informação otimizando o tempo das pessoas. Agora, quem precisa dos serviços de castração de felinos do CCZ poderá consultar a disponibilidade de vagas, realizar o agendamento e acompanhar a solicitação através do seu computador ou smartphone. “, complementa.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, reforça que a ferramenta representa um avanço que facilitará o acesso e trará mais comodidade ao usuário.

“Esperamos que essa ferramenta contemple a necessidade dos usuários e que traga mais conforto e que as pessoas não precisem mais chegar de madrugada no CCZ para agendar como acontecia antigamente”, enfatiza.

A alternativa ao agendamento presencial era uma reivindicação antiga dos tutores que buscam por uma das 600 vagas de castração de felinos machos e fêmeas que são disponibilizadas todo dia 20 de cada mês pelo CCZ.

Participaram da solenidade de lançamento do sistema a coordenadora do CCZ, Iara Domingo, a superintende de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, vereadores Francisco Veterinário e Enfermeiro Fritz, demais coordenadores e supervisores da Sesau.

Como funciona ?

O cadastro no site é fácil e intuitivo. Basta o munícipe preencher corretamente os dados de endereço, e-mail e número do documento. Para os animais, as informações são de sexo, idade e peso. Através da senha, o cidadão pode escolher uma das datas disponíveis e acessar conforme a necessidade.

Para as ONG’s, previamente cadastradas, são 10 vagas como já acontecia antes. Para os protetores, são disponibilizadas duas vagas e para a população, uma vaga por CPF. As campanhas, que acontecerão mensalmente, serão abertas todo dia 20 de cada mês e o número de vagas será flutuante, considerando os feriados e finais de semana.

Ao comparecer na data agendada para a cirurgia, o cidadão deverá apresentar o comprovante de residência, documentos pessoais,  o guia de pagamento do microchip quitado e o protocolo gerado no ato do agendamento online. A idade mínima para passar pela cirurgia é de seis meses de idade e dois quilos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *