29/03/2024 - Edição 540

Brasil

Ferramenta inédita ajudará você a fiscalizar e cobrar as promessas dos políticos

Publicado em 02/05/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Está no ar uma nova ferramenta que permite a você fiscalizar e cobrar promessas de campanha de políticos. “O não pagador de promessas” é uma plataforma que lembra aos governantes e à população os compromissos assumidos pelos candidatos para se elegerem. Pela ferramenta lançada pelo Congresso em Foco e criada pela FCB Brasil, você poderá, além de acompanhar a execução de cada proposta, reivindicar o cumprimento daquelas que não foram executadas.

Promessa é coisa séria na tradição religiosa, sobretudo entre os católicos, que costumam acender velas de diferentes tamanhos e formas para manifestarem sua fé. Nada mais simbólico, portanto, do que enviar uma vela, por meio das redes sociais, para políticos que estão em dívida com o eleitor. É assim que eles serão pressionados pelos usuários da nova ferramenta.

A plataforma permite a você consultar as promessas feitas, estado por estado, de governadores, ex-governadores e prefeitos de capitais por áreas temáticas: cultura, educação, esporte, habitação, mobilidade, saúde e segurança.

O fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, vê no projeto a oportunidade de aproximar a sociedade dos governantes e de reeditar uma parceria exitosa feita durante a campanha eleitoral do ano passado entre o site e a FCB Brasil, o Trending Botics, plataforma que identificava o uso de possíveis robôs em favor de presidenciáveis no Twitter.

"Para nós, além da possibilidade de prestar um serviço público relevante, levando adiante nossa missão jornalística, o projeto é uma chance de reeditar uma parceria vitoriosa com a FCB Brasil, uma agência que está na vanguarda da comunicação no país. A FCB desenvolveu para o Congresso em Foco durante a campanha eleitoral uma ferramenta absolutamente única, que foi o Trending Botics, que permitiu acompanhar o uso dos robôs na última disputa presidencial", afirma Sylvio.

Diretor de criação da FCB Brasil, Marco Monteiro aponta a prestação de serviço como o grande mérito da nova plataforma. “No Brasil, pagar uma promessa é coisa séria. Mas parece que nem todo mundo concorda. É aí que o projeto ‘O Não Pagador de Promessas’, do Congresso em Foco, atua. Ajuda a população a cobrar dos seus candidatos as promessas feitas durante a campanha. Assim, mais promessas não irão cair no esquecimento”, afirma Marco Monteiro, diretor de criação da FCB Brasil.

Saiba mais sobre a plataforma:


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *