23/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Rua 14 de Julho começa a ganhar nova iluminação com lâmpadas de LED

Publicado em 02/05/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

“Nosso centro estava muito degradado, não tinha condições de andar. Agora acho que vai ficar bem melhor, com mais segurança. Eu gostei bastante”. A opinião sobre o início da instalação da iluminação de LED na Rua 14 de Julho é de Nora Cristina Amaral, que mora na primeira quadra, entre a Fernando Corrêa da Costa e 26 de Agosto, há 40 anos e acompanha o trabalho de requalificação da via desde o início. “Eu sei que teve reclamação, mas valeu a pena, fizeram um bom trabalho”, avalia a moradora.

A instalação começou na semana passada. Na primeira quadra, foram instalados 12 postes com lâmpadas de led e outros três na segunda quadra, entre as ruas 26 de Agosto e Sete de Setembro. “O poste é composto de duas lâmpadas de led: a mais baixa de 30W e a mais alta de 60W. Cada um terá, então, 90W de potência total. O leque de iluminação da led é quase o dobro que o da lâmpada convencional, o que representa mais segurança”, explica o engenheiro civil Bruno Katayama, supervisor da obra do Reviva Campo Grande.

Para definir o projeto de iluminação da Rua 14 de Julho foi feito um estudo luminotécnico analisando o nível de claridade que se esperava para iluminar as calçadas e a rua, inclusive com simulações de fotos noturnas. “Escolhemos a iluminação com led por ser mais econômica, moderna e com capacidade de iluminação maior do que os outros tipos. Essa nova iluminação garante mais segurança porque consegue clarear uma grande área”, explica o engenheiro eletricista Airton Vargas.

Entrando na obra

A Energisa, concessionária de energia elétrica do Estado, também deu início aos trabalhos no Reviva Campo Grande. Segundo João Ricardo Costa Nascimento, supervisor de Planejamento da Construção da Energisa, o trabalho é bastante complexo devido aos serviços acontecerem na área central da cidade, o que acaba dificultando o translado das equipes até o local, devido ao fluxo contínuo de veículos. “Começamos a fazer o adiantamento das obras de adequação no sistema para atender a rede subterrânea da Rua 14 de Julho. Depois está previsto o início da adequação das estruturas de transição, localizadas nas ruas transversais à 14. Estamos executando obras de adequação no sistema para atender a revitalização da via”, completa.

Ele explica que, neste momento, os tipos de serviços são: extensões de rede (construção de redes de média tensão), recondutoramentos (substituição de cabos para ganhos em confiabilidade) e instalação de equipamentos especiais para ganhos de confiabilidade na rede da 14 de Julho.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *