20/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Eduardo Romero ressalta importância do Parlamento Jovem na Câmara da Capital

Publicado em 30/04/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Câmara Municipal criou o Programa Parlamento Jovem da cidade de Campo Grande com votação por unanimidade, que tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas municipais a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal de Campo Grande, com diplomação e exercício de mandato. Um dos autores do projeto é o vereador Eduardo Romero (Rede).

Eduardo Romero explica que o exercício do mandato dos parlamentares jovens, que é de um ano a partir da data de posse, terá caráter instrutivo e será constituído, alternadamente, por estudantes de 7º e 8º anos do ensino fundamental de escolas públicas municipais, devidamente matriculados e com no máximo 16 anos, sendo permitida a participação de no máximo dois alunos por estabelecimento de ensino. 'Vale destacar que as proposições legislativas dos parlamentares jovens poderão ser transformadas em projetos de lei, e divulgadas no Portal da Câmara Municipal. É um incentivo para participação e representação política da sociedade. Uma promoção da cidadania', destaca o vereador que assina a lei com o vereador Delegado Wellington (PSDB).

Os trabalhos do Programa Parlamento Jovem de Campo Grande, serão dirigidos por uma mesa eleita pelos Jovens parlamentares, composta por: presidente, vice-presidente, primeiro Secretário, segundo Secretário, membro do Apoio Legislativo desta Casa, membro da procuradoria da Câmara.

As inscrições para o Concurso de Redação da Câmara Municipal serão efetivadas pelas escolas interessadas, até o dia 30 de maio do respectivo ano. As escolas deverão entregar as redações escritas no protocolo da Câmara Municipal, em folha modelo próprio da escola, no período de 01(um) a 30 (trinta) de Junho de cada ano.

Pela lei aprovada, integram o Parlamento Jovem: concurso de redação da Câmara Municipal e palestras sobre o Legislativo municipal nas escolas de Campo Grande. As redações classificadas serão avaliadas pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), ou outro órgão estipulado pela mesa diretora desta casa, que atribuirão conceito de 0 (zero) a 100 (cem). Mais informações pelo telefone: 3316-1628, na Escola do Legislativo. A lei está publicada no Diário Oficial da Capital, do dia 29 de Abril.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *