19/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Acadêmicos de Fisioterapia orientam gestantes de alto risco em Dourados

Publicado em 14/08/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados e a Clínica de Fisioterapia da Unigran leva orientações às gestantes de alto risco que fazem o acompanhamento pré-natal na Clínica da Mulher. O serviço é oferecido gratuitamente.

“No estágio de atenção primária nós fazemos sempre orientações com pacientes. Este ano decidimos por uma parceria com a Clínica da Mulher que tem as gestantes de alto risco. É um público interessante e que a gente nunca trabalhou”, destacou Simone de Souza Elias Nihues, coordenadora da Clínica de Fisioterapia.

Os acadêmicos que participam do projeto conheceram a Clínica da Mulher, conversando com pacientes e com a equipe multidisciplinar que atua na unidade. A partir de então, eles elaboram um planejamento do trabalho que será desenvolvido com este público.

Estágio e saúde

Além de desenvolver atividades na clínica, ainda serão montados, conforme a disponibilidade e necessidades específicas das pacientes, grupos de gestantes que poderão ter atendimento e acompanhamento supervisionado na própria Clínica de Fisioterapia. Tudo desenvolvido sem qualquer custo, já que o trabalho beneficia as gestantes ao mesmo em tempo que serve de estágio para os acadêmicos.

A intenção é melhorar da qualidade de vida destas mulheres levando orientações que podem ser usadas no dia-a-dia. É o caso da demonstração dos exercícios físicos mais adequados para a necessidade de cada gestante, técnicas de relaxamento, exercícios respiratórios, posicionamentos que podem se adequar para fazer serviços domésticos e para dormir, postura e preparo para a amamentação, entre outros.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *