28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Saiba como adquirir Carteira Nacional de Habilitação com Exercício de Atividade Remunerada

Publicado em 30/04/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O motorista que exerce alguma atividade remunerada como taxista, motorista de ônibus, de caminhão, de aplicativo, ou seja, tem algum retorno financeiro na condução do veículo para transportar bens ou pessoa, precisa possuir a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com a observação de exercício de atividade remunerada. 

Conforme a gerente regional do Detran-MS, Loretta Figueiredo, na Capital somente na Sede do Departamento, localizado na Saída para Rochedo, é realizado a transformação e no interior em todas as agências da cidade: “Será montado um processo, o condutor pagará a guia, tirará uma nova foto, realizará o exame psicotécnico e o exame médico. Estando apto em todas as fases a CNH poderá ser emitida”.

A gerente ressalta que o exame toxicológico está vinculado à categoria da carteira e não a atividade remunerada: “Por exemplo, se o condutor categoria B, quiser incluir a EAR (Exercício de Atividade Remunerada), não precisará fazer o exame toxicológico, já nas categorias, C, D e E será necessário fazer o exame”, concluiu.

As avaliações psicológicas são realizadas sempre que o motorista renovar sua carteira, antes dos testes de aptidão física e mental. Após a aprovação no exame, o Detran atualizará sua carteira e a sigla “EAR” estará na aba observações da sua CNH.

Documentos Necessários

  • Original da CNH (caso a CNH tenha sido extraviada, apresentar boletim de ocorrência e documento de identificação; caso a CNH tenha sido recolhida por estar vencida: apresentar auto de recolhimento);
  • Recolhimento da guia de serviço correspondente.

Importante

Caso a CNH anterior esteja válida, o condutor deverá efetuar a entrega da mesma para a inutilização no ato do recebimento do novo documento expedido.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *