25/04/2024 - Edição 540

Brasil

Recuperou, mas pode piorar

Publicado em 18/04/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A mortalidade infantil recuou 2,7% entre 2016 e 2017. A taxa brasileira voltou ao patamar de 2015, com 12,4 óbitos a cada cem mil nascidos. O levantamento, preliminar, é da Fundação Abrinq – a mesma que alertou ano passado para a volta do problema.

Houve melhora entre os óbitos pós-neonatais, que ocorrem entre o primeiro mês de vida até um ano (caíram de 11,2 mil para 10,6 mil) e no total dos óbitos até os quatro anos (passaram de 14,9 mil em 2016 para 14,4 mil em 2017). Mas as mortes antes do primeiro mês de vida não tiveram recuperação: aumentaram em quatro mil no período, chegando a 25,5 mil.

Que conclusões tirar desses números?

Os especialistas ouvidos pelo Valor constatam que se o país vinha numa tendência acelerada de melhora neste que é um dos mais importantes indicadores de saúde, com os dados preliminares se confirma a desaceleração iniciada a partir de 2010. Depois de avanços graças à expansão da atenção básica e da melhora na renda e nas condições de vida, principalmente no Norte e no Nordeste, o país não consegue enfrentar o gargalo da qualidade no atendimento à mulher gestante e ao parto, problemas responsáveis respectivamente por altas de 3,3% e 3,5% nas mortes entre 2016-17.

Com isso, há um aumento na iniquidade, pois grupos populacionais com mais acesso à tecnologia e atendimento continuado seguem melhorando, enquanto aqueles que vivem em locais onde houve desinvestimento no SUS pioram.

E, apesar da recuperação em 2017, o cenário pode ficar mais turvo quando chegarem os números de 2018 e 2019, nos próximos anos. Isso porque o fim da parceria de Cuba no programa Mais Médicos e a dificuldade de o governo atual fixar esses profissionais deixa populações sem assistência adequada.

Como se não bastasse, a nova orientação política do governo brasileiro pode repercutir na atenção reprodutiva e sexual, que em fevereiro se manifestou contra menções a esse direito na ONU, sob alegação de que essas expressões podem contribuir para a “promoção do aborto”. “Essa combinação de crise, redução de recursos e novas orientações é desastrosa para a perspectiva de indicadores”, constata Adriano Massuda, pesquisador visitante da Escola de Saúde Pública de Harvard.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *