19/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Alimentação, higiene, brincadeira: veja 7 dicas para manter a saúde do pet

Publicado em 09/04/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A disposição física e mental do seu amigo peludinho também merece atenção e depende do tutor. Afinal, é uma troca: estudos comprovam que a interação com animais é benéfica para a saúde e bem-estar dos humanos.

O blog reproduz sete dicas da veterinária Larissa Lima, da Royal Canin, para garantir que a saúde do seu gato ou cão esteja sempre em dia:

– Atividade física: estudos mostram que aproximadamente 59% dos cães e 52% dos gatos estão acima do peso no mundo. Uma das principais causas da obesidade pet está diretamente relacionada à falta de exercícios físicos. O excesso de peso nos pets representa um grande fator de risco para outras doenças, principalmente as metabólicas. A prática adequada de atividades físicas diárias ao ar-livre contribui para o bem-estar do animal e do tutor. Que tal fazer aquela volta no quarteirão virar rotina? Converse com o médico-veterinário sobre as possíveis atividades físicas para seu pet.

– Alimentação balanceada: oferecer uma alimentação nutritiva e de alta qualidade contribuirá para a saúde e o bem-estar do seu pet. Mas tão importante quanto é oferecê-la na quantidade certa.  Uma pesquisa realizada apontou que 87% dos tutores de animais de estimação oferecem a quantidade de alimento que eles acham que o animal precisa em cada refeição, além disso, mais da metade dos tutores cedem aos apelos dos pets, oferecendo mais alimento quando eles pedem. Quer fazer certo? Confira a recomendação das porções exibida nas embalagens dos alimentos para pets e siga a orientação do veterinário.

– Visita periódica ao veterinário: não é porque a saúde do seu melhor amigo aparenta estar bem que você deve deixar de consultar um médico-veterinário. As consultas de rotina são recomendadas duas vezes ao ano.  Isso porque muitos problemas de saúde só se manifestam quando estão em estágio mais avançado, como a doença renal crônica por exemplo. Por isso, prevenir uma doença pode ser a melhor opção para manter seu gato ou cão sempre saudável.

– Carteira de vacinação em dia: mantenha sempre a carteira de vacinação de seu pet em dia.  As vacinas auxiliam na proteção contra doenças graves e ainda colaboram para a saúde e bem-estar dos pets em todas as fases de vida.

– Cuidados com pele e pelos: problemas dermatológicos estão entre os principais motivos que levam o pet para uma consulta com o médico-veterinário. Gatos e cães estão sujeitos a sensibilidades e doenças de pele, que podem ter como motivo desde mudanças ambientais, excesso de banhos até alergias alimentares. Por isso, fique atento e consulte seu veterinário caso observe falhas na pelagem, coceira e vermelhidão na pele, por exemplo.

– Dentes limpos:  cuidar da higiene oral do pet também é cuidar da saúde. Algumas doenças na boca podem ser fonte de inflamação e infecção no organismo todo, além de causarem dor e desconforto ao gato ou cão. 4 em cada 5 cães com mais de três anos apresentam problemas nas gengivas, mesmo assim a maioria dos tutores acredita que os dentes e gengivas de seu animal estão saudáveis, quando na verdade precisam de atenção. Vale lembrar que a higienização pode ser feita com uma escova comum de cerdas macias, porém as versões veterinárias têm a vantagem da ergonomia. Jamais devem ser usados cremes dentais de humanos; os pets têm pastas de dente específicas para eles.

– Brincadeiras que fazem bem: o bem-estar dos pets e o estilo de vida saudável e alegre deles depende muito de você. Dedique um momento do seu dia para brincar, interagir e curtir seu melhor amigo. Já é comprovado: isso contribui para a saúde dele e sua também.  Divirtam-se!


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *