Semana On

Domingo 21.jul.2019

Ano VII - Nº 356

Cultura e Entretenimento

Semana do Artesão começa com Noite Cultural na Esplanada Ferroviária

Abertura acontece na próxima terça-feira com uma Noite Cultural na Museologia da Esplanada Ferroviária de Campo Grande

Postado em 14 de Março de 2019 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A 12ª edição da Semana do Artesão terá início na próxima terça-feira (19) com uma Noite Cultural na Museologia da Esplanada Ferroviária de Campo Grande. A programação do evento seguirá até o dia 24, com homenagens, exposições, feira, apresentações culturais e demais atividades agendadas para ocorrer na Casa do Artesão, Praça dos Imigrantes, Cidade do Natal e Assembleia Legislativa.

Na abertura da programação, que acontecerá às 19 horas, o artesão Elpídio de Freitas fará uma exposição de seus trabalhos e será o grande homenageado da noite. Na sequência haverá show do grupo Sampri, sorteio de brindes e dança. A semana será promovida em parceria entre Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura (FCMS),

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun, há grandes talentos em Campo Grande e a Semana do Artesão vem para brindá-los com reconhecimento. “Por meio das mãos destes artistas vemos em seus produtos nossos símbolos, nossa fauna e nossa flora caminhar pelo Brasil e por tantos outros países”, comenta Nilde.

Homenageado do dia

O artesão Elpídio Alves de Freitas nasceu em 15 de novembro de 1942, em Campo Grande. Sua avó, Jacinta Alves Pereira, é parente dos fundadores da cidade. Trabalhou em fábrica de vassouras, academia de bilhar, padaria e como garçom no metrô em São Paulo, onde se interessou pelo artesanato. Recebeu um convite para participar de uma exposição da companhia, como representante dos funcionários. Produziu então sua primeira peça: uma carranca.


Voltou para Campo Grande em 1975 e recebeu o convite da Casa do Artesão para expor. Começou fazendo porta bíblias, casarios e placas de fazenda. Atualmente, trabalha com peças de cunho religioso: oratórios, Divino Espírito Santo e genuflexório.

Também produz peças de inspiração pantaneira, como ranchos, poços, porta-chaves. Começou a fazer suas famosas fazendinhas numa ocasião em que, tendo feito muitos presépios, sobraram muitas peças após as festas de fim de ano. Resolveu transformá-los em ranchos. Acrescentou fogões à lenha, poços, mesas e pilões. Telhados, que eram de capim, foram feitos de madeira.

A 12ª Semana do Artesão conta com o apoio das seguintes associações: Associação dos Produtores de Artesanato de MS (Proart/MS); União dos Artesãos de MS (UNEART/MS); Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes (API/MS); Associação dos Artesãos de MS (Artems); Federação das Associações de Artesanato de MS (Fenart/MS), Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Sinart) e Associação dos Microempreendedores Individuais (AMI/MS).

Programação

Depois da abertura do dia 19, a 12ª Semana do Artesão terá continuidade no dia 20, quarta-feira, com a Noite Honrosa na Assembleia Legislativa. Às 19 horas haverá solenidade de entrega da Medalha Conceição dos Bugres aos artesãos que se destacaram em 2018. Deputados farão a entrega da medalha aos artistas indicados pelas associações de artesãos com destaques na profissão.

No dia 21, quarta-feira, será o “Dia do Artesão na Casa”, exposição de artesanato dos homenageados pelas entidades do Setor Artesanal de MS, com apresentação musical e sorteio de brindes na Casa do Artesão, às 17 horas.

No dia 22, sexta-feira, será reinaugurado o Centro Referencial de Artesanato de Mato Grosso do Sul, às 19 horas, no Memorial da Cultura e da Cidadania. O Centro foi inaugurado em 21 de março de 2007, e expõe o acervo permanente do Artesanato de referência cultural do Estado. Esteve fechado deste novembro de 2017 e agora é reinaugurado com novas aquisições ao acervo e restauração das peças antigas.

Café com Arte

No dia 23, sábado, será realizado o Café com Arte, na Praça dos Imigrantes, às 10 horas, em homenagem aos artesãos, com feira de artesanato e apresentações culturais.

Encerrando a programação da Semana do Artesão, a Cidade do Natal receberá no dia 24, às 16 horas, a Feira de Artesanato Mãos que Criam com a participação de mais de 300 artesãos. Além de produtos artesanais, a feira terá gastronomia, show musical com a cantora Ana Cabral e grupo Fascínio, dança e poesia.

Como parte das homenagens aos artesãos, ainda serão realizadas duas oficinas gratuitas de artesanato: a de Estamparia Artesanal e a de Fibra e Madeira. As duas oficinas incluem orientações artísticas e de gestão, oferecidas, gratuitamente, por meio de parceria entre Sebrae/MS e FCMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...