19/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Como retomar a rotina com o cachorro depois das férias

Publicado em 12/03/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Acabou a temporada de férias e o cachorro finalmente retornou pra casa? Dependendo do grau de liberdade permitido pelo tutor, seu pet pode estar, literalmente, uma estopa de caminhão, mas bem feliz por ter usufruído de um período sem rotina. Mas é preciso retomar a cidade na cidade. Veja abaixo alguns cuidados para que ele volte com muita saúde para a antiga rotina, sem comprometer a higiene na casa.

Banho e, talvez, tosa

Depois de voltar da praia é sempre bom ir até a sua petshop preferida e dar o melhor e mais completo banho que a casa dispõe. Uma tosa pode se fazer necessária em função dos nós. Muitas vezes a pelagem se mostra mais seca no final da temporada. Você pode pedir para tosar o pelo bem baixo, porque até o inverno já terá um cobertura satisfatória para enfrentar dias mais frios. 

Atenção aos parasitas

Para quem usou agente pulicida durante o veraneio, talvez o cachorro esteja mais protegido de pulgas e carrapatos praianos. Um reforço no medicamento é uma forma de acabar com algum parasita que tenha pego “carona” no seu pet já no final da temporada.

Observe como estão as patas

Alguns cães ficam muito mais tempo na rua durante as férias de verão, o que não costumam fazer na cidade em função da vida mais reclusa.  Verifique por onde anda a saúde das almofadinhas plantares do seu cachorro, aquela parte preta que fica embaixo da pata. Ela pode estar com rachaduras.

Faça exames para identificar possível verminose

Não é regra geral que o animal que passou um período na praia tenha tido contato com vermes, mas pode ter deglutido alguns ovos do parasita deixados por outros cães no gramado, por exemplo. Faça exame de fezes e verifique por onde anda a saúde de seu pet.

Faça uma faxina na casinha

Para quem levou cachorro, mala, cuia e casinha para a praia, uma boa – mas muito boa – higiene deve ser feita na casinha do cachorro. Colocar no sol e passar produtos anti-sépticos ajuda quando o tecido na caminha não é lavável, como é o caso do vime.

Nada é mais gostoso do que estar de volta à casa com seus conhecidos potes de comida e horários de passeio. Reencontrar os amigos que compartilham da mesma praça também é uma feliz experiência que vai deixar seu pet bem mais satisfeito em voltar para casa.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *