18/04/2024 - Edição 540

Poder

O custo da fé

Publicado em 01/08/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Às 19h da última quinta-feira, 31, os narradores que transmitiam ao vivo pela TV Universal a cerimônia de abertura do Templo de Salomão, espaço inaugurado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no Brás, região central de São Paulo, anunciavam a chegada da Arca da Aliança, um baú banhado a ouro, com dois querubins no topo, que segundo informavam era igual a que era levada pelos judeus, na antiguidade, antes das guerras.

O baú era carregado por seis sacerdotes, em vestes brancas e cintos dourados, que partiram da outra mega-sede da Universal, a 500 metros dali, e caminharam lentamente em uma marcha ritmada pela avenida Celso Garcia, uma das principais vias da região central da capital paulista, que foi parcialmente interditada para receber o tapete vermelho por onde eles circularam.

"É um presente dado por Deus termos o Templo de Salomão também no Brasil", ressaltou o narrador na TV, em referência aos dois templos de Salomão, construídos pelos judeus no Monte Moriá, em Jerusalém, destruídos ambas as vezes, a última em 70 d.C pelos romanos.

Ostentação

Em meio a uma queda no número de fiéis, a igreja, um dos principais expoentes do pentecostalismo brasileiro, vertente religiosa que mais cresce no Brasil, inaugurou nesta quinta-feira seu “templo ostentação” – uma estrutura de 100.000 metros quadrados de área construída com espaço para até 10.000 fiéis.

O chamado Templo de Salomão, cujo prédio principal atinge os 56 metros de altura, tem cadeiras trazidas da Espanha, é forrado por 40.000 pedras importadas de Israel e cercado por oliveiras vindas do Uruguai. Do lado de fora do prédio principal, há ainda um tabernáculo e um cenáculo, além de um espaço para uma escola bíblica que abriga 1.300 crianças e 50 quartos para receber pastores da igreja, incluindo seu controverso líder, o bispo Edir Macedo, que se tornou um magnata da comunicação ao adquirir a TV Record, uma das maiores emissoras brasileiras, em 1989.

Os principais detalhes do projeto, cuja construção durou quatro anos, foram mantidos em sigilo até a inauguração. Ele custou 680 milhões de reais, coletados, segundo a Universal, entre os fiéis que doaram dinheiro à igreja. O dízimo (uma parcela mensal de 10% do salário) é uma das partes mais importantes da liturgia da igreja. Mesmo nesta quinta-feira, a imprensa foi proibida de entrar no templo e os presentes não puderam fotografar. Apenas as câmeras das TVs oficiais do bispo filmaram o evento. As imagens foram transmitidas por dois televisores à imprensa que estava no local.

A magnitude do templo desbanca os principais símbolos religiosos brasileiros, entre eles os do catolicismo, como a basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, até então o maior do país, e o Cristo Redentor, no Rio. O catolicismo ainda é a religião dominante no Brasil, mas tem perdido espaço nos últimos anos para os evangélicos. De acordo com o último Censo, de 2010, enquanto o número de fiéis das igrejas pentecostais saltaram 41% desde 2000, a igreja católica apostólica romana perdeu 1%. A Universal, no mesmo período, perdeu fiéis para outras igrejas pentecostais concorrentes. Atualmente, tem 1,8 milhão de fiéis, ante os 2,1 milhões de dez anos atrás, apontam os dados demográficos do país.

Pentecostais crescem

O crescimento dos pentecostais acontece especialmente entre as populações mais pobres, aponta Ricardo Mariano, professor de sociologia da religião da USP. “A religião oferece soluções mágico-religiosas para os problemas cotidianos que afetam os mais pobres, como a cura doenças, a prosperidade financeira e profissional. A ideia é a de que Deus continua atuando na vida das pessoas, especialmente na dos que são mais generosos em suas ofertas, no caso da Universal”, explica ele. A troca de dízimo por bênção ficou conhecida como “teologia da prosperidade” e rendeu má-fama à IURD nos últimos anos, considerada a mais agressiva nos métodos de arrecadação – Macedo já foi acusado pela Justiça, em 2009, de apropriação ilegal de dízimo e de usar as doações para construir seu patrimônio pessoal, hoje avaliado em 1,1 bilhão de dólares (2,5 bilhões de reais), segundo a revista Forbes. A igreja ressalta que ele foi inocentado.

Em um vídeo divulgado pela TV Globo em 1995, ele foi flagrado ensinando outros pastores a pedir dinheiro. “Tem aqueles [fiéis] que são tradicionais, que vão falar [que somos] falsos profetas. Mas tem os outros que vão falar: 'Eu estou cansado de ler a bíblia e não acontecer nada na minha vida'. É esse o que vai ficar do nosso lado. Vai [falar]: ‘É tudo ou nada'. E vai por tudo lá. Quem embarcar nessa vai ser abençoado, quem não embarcar…”, dizia ele, entre risos.

É esse tipo de postura, na opinião de Mariano, o que tem diminuído o prestígio da igreja perante as outras pentecostais. “A Universal é mal vista nos meios evangélicos”, diz ele. “Ela ficou conhecida como o supermercado da fé. Passou, então, a construir grandes catedrais, que visavam a romper com essa imagem deletéria e angariar maior respeitabilidade religiosa”, explica o sociólogo. “Esse templo ostentação tem o objetivo de reduzir os demais símbolos religiosos a nada.”

A opinião é compartilhada pelo também pastor Silas Malafaia, da concorrente Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Em entrevista à revista Veja, ele afirma que a intenção de Edir Macedo é transformar o templo na “meca” da Universal, um “ponto de peregrinação”, assim como a basílica de Aparecida é para os católicos. “Ele próprio tem usado uma estola para entrar lá dentro, e também um quipá. Isso se trata de uma estratégia para dar uma aura de que ali é um lugar muito especial e único”, afirmou ele, em referência a Macedo, que deixou a barba crescer, nos moldes da dos profetas, em meio a uma promessa para que a obra ficasse pronta no prazo.

As referências ao judaísmo na abertura ficaram evidentes. Além da Arca da Aliança, trechos do antigo testamento foram projetados na parede da igreja e menorás enfeitavam as laterais do templo. "Edir Macedo passou a adotar símbolos do judaísmo para tentar adquirir uma marca de profeta do velho testamento", acredita o professor da USP.

Influência política

O templo abriu em meio a uma polêmica: o Ministério Público denunciou que o tipo de alvará de funcionamento obtido pela igreja era temporário, para reforma e não para novas construções -a igreja diz que não foi notificada da denúncia.

A Universal exerce um enorme poder político no país, algo que pode ser refletido no desfile de autoridades presentes na inauguração nesta quinta. Além da presidenta Dilma Rousseff (PT), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou da cerimônia de inauguração, ao lado de ministros do Supremo Tribunal Federal e de políticos de todo o país.

Os neopentecostais têm, atualmente, mais de 70 deputados federais atuantes –ante os 18 eleitos em 1986. Eles formam uma Frente Parlamentar e, semanalmente, realizam cultos no Congresso. Para os movimentos sociais, a dependência que Rousseff tem do apoio dos evangélicos freia as principais agendas progressistas do país, como a descriminalização do aborto e as garantias de casais homoafetivos.

A universal conseguiu, inclusive, eleger um senador pelo Rio de Janeiro. Marcelo Crivella, sobrinho de Macedo, é agora candidato ao Governo do Estado nas eleições deste outubro e está tecnicamente empatado em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Nesta semana, ele voltou às manchetes, ao afirmar que o “homossexualismo é pecado”.

Na igreja, nesta quinta, Edir Macedo terminou a cerimônia com uma pregação para todas as pessoas. "Não importa a religião, o sexo, nada", disse. Na frente dos principais políticos do país, chamou os presentes para a frente do palco onde estava. "[Jesus,] Faça acontecer algo novo na vida dessas pessoas porque o povo está cansado de fracassos. De fracassos na saúde, na segurança". Ao final, profetizou: "Agora vou com a presidenta para a conferência de imprensa". No cubículo preparado para os jornalistas, todos prepararam suas câmeras. Rousseff não compareceu.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *