19/03/2024 - Edição 540

Ecologia

Alfa Romeo Tonale é o primeiro SUV compacto e híbrido da marca

Publicado em 05/03/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Todo mundo sempre quer um espacinho a mais no famigerado segmento dos SUVs. Já com o médio Stelvio em linha, a Alfa Romeo mostrou no Salão de Genebra o conceito do compacto Tonale, que deve ter sua versão final apresentada em 2020.

Mais do que o primeiro SUV compacto da marca, ele estreará a tecnologia híbrida plug-in na gama da italiana.

Detalhes sobre a mecânica ainda não estão disponíveis, mas já se sabe que ele terá um motor a combustão na dianteira e outro na traseira para formar um sistema elétrico de tração nas quatro rodas como nos novos Renegade e Compass híbridos plug-in, também revelados em Genebra.

É possível, inclusive, que o Tonale de produção utilize o conjunto mecânico de um dos "primos" Jeep. O modo Dual Power extrairá o máximo de potência e torque dos motores.

Paixão alfista

Todo carro leva consigo uma legião de fãs que, em muitos casos, formam clubes para encontros esporádicos. Entre os donos de Alfa Romeo a prática é recorrente – e a fabricante sabe disso.

Por isso, o Tonale é conectado às comunidades da Alfa Romeo, como se fossem redes sociais, divididas em duas modalidades: Alfista e Paddock.

Alfista – fornece uma interface totalmente conectada a clubes e eventos da Alfa Romeo, como passeios e reuniões, com possibilidade de confirmar presença nos eventos, além de mostrar as últimas notícias sobre a marca. É possível também comprar entradas para a Alfa Romeo Racing.

Paddock – uma espécie de garagem ou oficina virtual com possibilidade de compra em tempo real de acessórios e upgrades para o modelo.

Homenagens aos antepassados

De acordo com a Alfa Romeo, o Tonale busca "reinterpretar o DNA da marca" para captar novas ideias de "beleza, energia, harmonia e eficiência".

Por isso, remete a modelos antigos, como as rodas inspiradas nas usadas pelo 33 Stradale da década de 1960, os faróis afilados e com três canhões que lembram os do Brera de 2005 e do SZ da década de 1990, e as formas que homenageiam o Disco Volante de 2013 e o Duetto, também dos anos 60.

O interior, apesar de conceitual, aponta para novas tendências visuais da marca. O controle do ar-condicionado de duas zonas fica nas próprias saídas, como no Audi TT, o quadro de instrumentos é digital (com tela de 12,3 polegadas) e há uma central multimídia com 10,25 polegadas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *