Semana On

Segunda-Feira 21.out.2019

Ano VIII - Nº 368

Cultura e Entretenimento

Confira o roteiro dos blocos em Campo Grande

Folia do carnaval de rua segue até a terça-feira

Postado em 27 de Fevereiro de 2019 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O maior e mais tradicional bloco de rua da cidade, o Cordão Valu, vai pra ria nos dias 2 e 5 de março, sábado e terça-feira, na Esplanada Ferroviária. Em cumprimento ao acordo feito com o Ministério Público Estadual (MPE), os dois eventos terão início às 14 horas, com encerramento às 22 horas.

A concentração dos foliões terá início às 14h. Às 15h, a Charanga do Cordão, com dez músicos, responsável por puxar o desfile, fará um esquenta para o público. De cima de uma carreta de som, às 16h a Charanga, com as tradicionais marchinhas iniciará o cortejo, que percorrerá o seguinte trajeto: Rua General Melo, Rua Antônio Maria Coelho, Avenida Calógeras e Rua Rui Barbosa. Retornando pela Avenida Mato Grosso, Rua 14 de Julho, encerrando na Rua General Melo, na Esplanada. A previsão é que o desfile dure uma hora e meia.

Neste ano, o Cordão Valu homenageia os 70 anos de fundação do Afoxé Filhos de Gandhy, um dos grupos mais tradicionais do Carnaval de Salvador.

Após o desfile, haverá participação da bateria da Escola de Samba Igrejinha. O cantor Edir Valu, encerrará a noite. Em sua apresentação, Edir irá homenagear o Afoxé Filhos de Gandhy cantando mantras do grupo baiano. Na terça-feira (5), um grupo de samba encerra a festança.

Sem palco

A novidade neste ano é a carreta de som em que o Cordão promete surpresas. Conforme acordo com o MPE, este ano os eventos na Esplanada não terão palco, para facilitar a circulação dos foliões.

“As apresentações dos artistas nos shows programados para as duas festas do Cordão, ocorrerão sobre uma carreta de som, contratada pelo Valu, porém as suas características ainda são segredos para ser uma surpresa ao público”, explica Silvana Valu, fundadora do bloco.

Capivara Blasé 

No dia 4 de março, segunda-feira é a vez do Capivara Blasé sair às ruas, na Esplanada Ferroviária. A concentração terá início às 15h, na Rua Dr. Temistocles, com desfile previsto para às 16h.

Como em anos anteriores, das 15h às 18h, haverá o espaço “Capivarinhas”, com cadeiras para mães lactantes amamentarem, trocador fraldário e pintura facial para as crianças do Capivara. Toda a programação é gratuita aos foliões.

Ano passado, o bloco reuniu mais de 30 mil foliões e, este ano, após tantos impasses a organização está animada. “É difícil prevermos uma estimativa. Mas os blocos de rua têm sido a preferência nacional para a maioria dos foliões, e em Campo Grande não está diferente. Eu, particularmente atribuo esta preferência pela relação entre a festa mais popular do Brasil e a própria diversidade do seu povo, com o caráter gratuito, a mistura das classes, dos grupos”, explica a diretora do grupo Angela Montealvão.


Voltar


Comente sobre essa publicação...