19/03/2024 - Edição 540

Ecologia

Peugeot 208 ganha nova geração com inédita versão elétrica

Publicado em 26/02/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Peugeot revelou o novo 208, que seguiu a tendência dos rivais (como o novo Renault Clio) de se aproximar visual e tecnologicamente dos modelos mais caros de suas respectivas marcas. Como bônus, a nova geração do compacto francês traz ainda sua inédita versão elétrica.

O e-208 marca a entrada da fabricante para o segmento dos elétricos mais acessíveis. Ele é equipado com um motor 100% elétrico de 136 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque disponíveis de forma integral a qualquer momento, e autonomia de até 450 km.

De acordo com a Peugeot, o modelo leva cerca de 16 horas para carga completa em uma tomada doméstica e de 5h15 a 8 horas no carregador da marca instalado na rede elétrica. Em um posto de recarga público, a bateria (instalada sob o assoalho) chega a 80% de sua carga em 30 minutos.

Há três modos de condução (Eco, Normal e Sport) e dois de frenagem (moderado e aumentado, este último para otimizar a regeneração da energia para a bateria).

Para o 208 convencional, apesar da mudança de plataforma (agora ele é feito sobre a modular CMP), os motores já são conhecidos. Na Europa, ele utilizará o 1.2 de três cilindros a gasolina em suas variantes de 75, 100 e 130 cavalos de potência e o 1.5 a diesel com 100 cavalos.

Tecnológico

O novo 208 busca aproximar-se dos modelos mais caros da Peugeot. Entre as novidades tecnológicas, estão o piloto automático adaptativo, carregador de celulares por indução, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência automática.

Há ainda monitoramento do estado de atenção do motorista, sistema de leitura de placas de trânsito, freio de estacionamento elétrico e estacionamento semi-autônomo. A central multimídia do compacto pode ter 5, 7 ou 10 polegadas, e tem Android Auto e Apple Carplay.

O francês mantém o conceito i-Cockpit, que posiciona o quadro de instrumentos acima do volante. Na nova geração, porém, os mostradores dão lugar a uma tela configurável.

Visual

Não é só na tecnologia embarcada que o 208 corre atrás de seus "irmãos maiores". Na dianteira ele herdou a aparência inaugurada pelo sedã grande 508, com faróis full led que destacam uma grande barra iluminada que desce pelo para-choque, como um dente de um leão.

A grade de dimensões generosas e trama tracejada e a abertura inferior em formato de asa completam o apelo esportivo do hatch. Na traseira o 3008 serviu de inspiração. As lanternas parecem camufladas em uma barra escura que vai de um lado a outro.

O 208 reforça sua vocação de esportividade com volumes pronunciados, traseira alta e borda das caixas de roda em preto brilhante. Na versão GT Line, a inscrição fica na coluna C, logo depois das janelas laterais traseiras, as rodas são de 17 polegadas e há saída dupla de escape.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *