Semana On

Segunda-Feira 26.ago.2019

Ano VII - Nº 360

Cultura e Entretenimento

A obra de Isaac de Oliveira e sua relevância no contexto do Mato Grosso do Sul

Artigo da arquiteta Selma Rodrigues esmiúça a importância dos contextos culturais, sociais e geográficos nas artes plásticas

Postado em 19 de Fevereiro de 2019 - Selma Maria Rodrigues

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A obra do artista plástico Isaac de Oliveira e sua importância no contexto das artes no Mato Grosso do Sul, tendo como referência sua temática e trajetória artística é o tema central deste artigo da arquiteta Selma Maria Rodrigues.

Compreendo que a arte traz universos construídos pelos artistas e ressignificados pelo observador e que pode ser aprendida a situação cultural, social e geográfica de uma região como parte integrante do contexto onde está inserida, afirma Selma.

Isaac de Oliveira tem estilo próprio, desenvolvido ao longo de 50 anos de trabalho, passando por diversas fases até chegar à sua característica atual, marcada por: temática clara, cores fortes e movimentos marcantes.

“É perceptível ver a evolução do estilo no decorrer de suas fases, a nuance de tons nas figuras humanas, as expressões nos índios, a explosão de cores e movimentos nos pássaros, flores e peixes e realçando a delicadeza das flores caindo das árvores de ipês”, lembra a arquiteta.

Para ela, a produção de Isaac reforma o conceito de que a arte é parte integrante do contexto onde está sendo desenvolvida, compreender sua construção e interpretação torna-se um exercício de reflexão sobre todos os elementos que a resultaram.

LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI


Voltar


Comente sobre essa publicação...