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Sábado 25.mai.2019

Ano VII - Nº 352

Coluna

Sem glúten

Confira uma deliciosa receita de bolo de chocolate

Postado em 13 de Fevereiro de 2019 - Vera Chaves

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O glúten é a proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia. Quando uma pessoa com doença celíaca (um distúrbio autoimune transmitido hereditariamente) come ou bebe qualquer produto contendo glúten, o sistema imune responde destruindo o revestimento do trato intestinal, o que afeta a habilidade do corpo de absorver nutrientes.

Uma dieta cuidadosa que exclui o glúten pode prevenir os sintomas da doença. Alimentos básicos da dieta sem glúten incluem: feijão, cereais feitos sem malte de trigo ou cevada, milho, frutas e vegetais, carne, aves ou peixe (não à milanesa), itens à base de leite.

A aveia (pode ser consumida por algumas pessoas com doença celíaca, mas primeiro é importante conversar sobre isto com seu médico), batata, arroz, legumes, nozes, sementes, mandioca. Apesar dos desafios, manter uma dieta saudável e balanceada é possível com educação e planejamento.

Bolo de chocolate sem glúten e sem lactose

In­gre­di­entes

:: 3 ovos se­pa­rados
:: 1/2 xí­cara de leite (sem lac­tose ou água)
:: 1/2 xí­cara de óleo
:: 1 xí­cara de açúcar
:: 1/2 xí­cara de cho­co­late em pó
:: 3/4 xí­cara de fa­rinha de arroz
:: 1/4 xí­cara de pol­vilho doce
:: 1 co­lher de sopa de fer­mento
:: 1 co­lher de café de CMC (age como es­pes­sante ,es­ta­bi­li­zante e agente de corpo, per­mi­tindo uma maior elas­ti­ci­dade em pães, massa e bolo evitar que a massa quebre)

Modo de Pre­paro

:: Bata as claras em neve e reserve.​Bata as gemas e junte o açúcar e de­pois o óleo. Bata até ficar bem claro.

:: Acres­cente leite e vá al­ter­nando com a as fa­ri­nhas e cho­co­late. Ponha o fer­mento e bata mais um pou­quinho. Des­ligue a ba­te­deira e acres­cente as claras em neve.

:: Ponha a mis­tura em uma forma un­tada e co­loque no forno a 180C por mais ou menos 40 mi­nutos.

:: Es­pere es­friar para de­sen­formar.

Dicas da Vera

É pos­sível in­gerir ali­mentos como massa, pão, pan­quecas e pas­te­laria subs­ti­tuindo por grãos ou in­gre­di­entes al­ter­na­tivos, como arroz, trigo-sar­ra­ceno, ta­pioca, ba­tata, fa­ri­nhas de milho e amido.


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