29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura inaugura Clínica da Família na região do Caiobá

Publicado em 13/02/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Mais de 15 mil pessoas serão beneficiadas com a inauguração da segunda Clínica da Família de Campo Grande no Bairro Portal Caiobá.  A certificação da unidade aconteceu no último dia 12, com a presença do prefeito Marquinhos Trad, do secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, Conselho Municipal de Saúde, lideranças comunitárias e usuários.

Durante a solenidade, o prefeito Marquinhos Trad destacou a importância do investimento no trabalho de prevenção e fortalecimento da Atenção Primária e do comprometimento profissional, a fim de dar uma assistência de qualidade à população.

“Aqui teremos uma unidade certificada como modelo no trabalho de prevenção em saúde, que irá funcionar ininterruptamente desde o nascer do sol até o início da noite, facilitando o acesso não só dos moradores do Caiobá, mas também do Rancho Alegre, Vila Fernanda, entre outros.  É uma unidade que se torna referência e para tanto se exige também um comprometimento por parte dos servidores para que a população seja bem atendida. Desta forma iremos conseguir dar uma saúde de melhor qualidade a todos”, disse.

O secretário de Saúde, Marcelo Vilela, explica que a Clínica da Família é um Programa Municipal de Certificação da qualidade da Atenção Básica e estratégia prioritária de reorganização do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito local.

“A concepção do serviço tem por objetivo estabelecer um modelo de unidade básica, com nova identidade estética e excelência em todos os serviços oferecidos, segundo os preceitos da Atenção Primária em Saúde, da Política Nacional da Atenção Básica e do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica”, ressaltou

Vilela lembra que a Clínica da Família implantada em Campo Grande foi reconhecida pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) como modelo de assistência na Atenção Primária.

No Nova Lima, onde foi inaugurada a primeira Clínica da Família de Campo Grande, em agosto do ano passado, os atendimentos passaram de 1 mil por mês para mais de 4 mil, o que atesta a efetividade, além da resolutividade do serviço.

Para o conselheiro da Região Urbana do Lagoa, João Romero, a região está sendo valorizada com a oferta de um serviço de excelência na área da saúde.

“Hoje é um dia muito especial, pois não é somente o Caiobá que será beneficiado. Aqui nessa região são mais de 20 mil pessoas que poderão ser beneficiados com o serviço da unidade”, disse.

A dona de casa Fermina Rodriguez Brizuela, 73 anos, diz estar muito feliz com a transformação da unidade. Ela conta que faz o acompanhamento médico há vários anos no local e sempre foi bem atendida.

“Eu tenho problema de pressão e faço acompanhamento aqui. Os médicos daqui são muito bons. Agora, com essa mudança, eu acredito que vai melhorar ainda mais. Eu não tenho o que reclamar. Sempre fui muito bem atendida. Vendo essa mudança, eu fico feliz, porque sei que vai melhorar ainda mais”, disse.

Além de funcionar em horário diferenciado, o que facilita o acesso da população, a unidade também priorizará o acolhimento, os indicadores em saúde, o agendamento diário e ampliação de procedimentos realizados nas unidades de saúde.

O agendamento será diário, onde a equipe atenderá ou agendará consulta para todas as pessoas que chegarem à unidade, conforme sua necessidade, e não apenas determinados grupos populacionais, ou agravos mais prevalentes ou fragmentados por ciclo de vida.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, sem intervalo para almoço.

Área de abrangência

A Clínica da Família do Portal Caiobá irá beneficiar os moradores dos bairros Portal Caiobá I, Rancho Alegre I, Rancho Alegre II, Rancho Alegre III, Rancho Alegre IV, Residencial Bela Laguna, Lagoa Park, São João da Lagoa, Serra Azul e Ouro Verde, totalizando mais de 16 mil pessoas na área de cobertura.

Atendimento especializado

A Clínica da Família ofertará através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) atendimento com os seguintes profissionais: médico pediatra, médico ginecologista, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

Espaço Multiuso

A unidade conta ainda com um espaço multiuso que tem pista de caminhada, mesas para jogos e descanso, horta, pomar e uma área integrada onde futuramente será instalado um parquinho.

Amigos da Clínica da Família

Colaboradores e parceiros no processo de implementação da Clínica da Família do Portal Caiobá foram homenageados durante a solenidade.  O vereador Ademir Santana que é morador da região e foi um dos colaboradores recebeu a placa de agradecimento.

Conectividade

A Clínica da Família do Portal Caiobá é integrada através do código QR (QR-Code) ao Conecta Campo Grande, que reúne um conjunto de projetos e iniciativas em infraestrutura e tecnologia que transforma Campo Grande em uma cidade cada mais inteligente. Por meio do aplicativo de leitura o usuário poderá obter informações sobre o funcionamento da unidade e serviços disponíveis.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *