19/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Exercícios aeróbicos melhoram funções cognitivas, mostra pesquisa

Publicado em 05/02/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nós sabemos que praticar exercícios físicos não é sempre a coisa mais divertida a se fazer — e que você pode gostar muito mais de passar o seu tempo livre vendo uma nova série na Netflix. Mas a ciência dá mais um bom motivo para se movimentar: exercícios aeróbicos, como caminhar e pedalar, melhoram a cognição, tanto em jovens adultos quanto em pessoas na meia-idade.

Realizado por pesquisadores da Faculdade Vagelos de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o estudo contou com a participação de 132 adultos com idades entre 20 e 67 anos e mostra que o treinamento aeróbico aumenta a função executiva, responsável por processos cognitivos importantes para o raciocínio, planejamento e resolução de problemas. Segundo os cientistas, o efeito fica ainda mais forte com o passar do tempo.

Para a pesquisa, os participantes precisaram se exercitar quatro vezes por semana e foram testados para função executiva, velocidade de processamento, linguagem, atenção e memória episódica (lembranças da própria vida). Após 24 semanas, houve melhora significativa da função executiva naqueles que praticaram exercícios aeróbicos.

A função executiva está relacionada a muitas atividades do dia a dia como, por exemplo, o pagamento de contas que requer planejamento, organização e adaptação ao mudar de uma atividade para outra.

Além disso, foi vista uma diferença entre imagens do cérebro no início do estudo e 24 semanas depois, mostrando um aumento significativo de massa cinzenta no córtex pré-frontal. No entanto, este aumento não tem uma relação direta com uma mudança em funções cognitivas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *