Semana On

Segunda-Feira 18.mar.2019

Ano VII - Nº 342

Camara março

Campo Grande

Volta às aulas

Campanha começa na segunda e alerta para equipamentos de segurança e infração da fila dupla

Postado em 31 de Janeiro de 2019 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agetran, da Polícia Municipal e com apoio do Gabinete de Gestão Integrada do Vida no trânsito (GGIT), dá início na segunda-feira (4) à Campanha Volta às Aulas com ações de abordagem e educação nas proximidades das escolas da Capital. As atividades acontecem, principalmente, nos horários de entrada e saída dos alunos e também contam com a participação do Bpmtran, Detran/MS e Polícia Civil.

De acordo com a programação, a campanha terá início com as escolas particulares, muitas já começam as aulas na segunda-feira (4). Na quinta-feira (7), as ações prosseguem nas escolas municipais quando começam as atividades escolares e no dia 18 será a vez das escolas estaduais.

A Campanha educativa sob a responsabilidade da equipe de Educação para o Trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) usará recursos como teatro e abordagem educativa na porta das escolas, com a participação do grupo Chico Maria. A intenção é chamar a atenção dos pais e responsáveis para o cumprimento de regras básicas de educação trânsito. Para a chefe da Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta é sempre possível resolver parte do conflito no trânsito em frente das escolas a partir do momento que a consciência de cada um faça cumprir as regras que geram um trânsito seguro”, destacou

Fila Dupla

Ivanise avalia que os problemas só acontecem porque existe o descumprimento das normas. “Todos os anos nossa orientação é a mesma e, infelizmente, as infrações persistem”, argumenta Ivanise. As orientações continuam para que os pais busquem um local para estacionar o veículo e desembarcar ou embarcar os alunos de forma segura, evitando a fila dupla. Outro ponto importante será a observação do uso de equipamentos como cadeirinha, capacete e cinto de segurança não só no banco do carona, mas também no banco traseiro.

Outras orientações também se referem a redução da velocidade do veículo na área escolar e a proibição do uso de celular enquanto o veículo está em movimento, infração que tem causado acidentes. “No caso da fila dupla, a desculpa dos pais é a pressa e nós orientamos que saiam mais cedo de casa e aproveitem com calma esse momento de ida à escola com o filho”, comenta Ivanise.

Faixa de Pedestre

A chefe da Educação para o Trânsito complementa que durante a campanha é feito ainda o alerta para a travessia na faixa de pedestre e o cuidado do pedestre atravessar na via em linha reta, com passos firmes e atenção.  “Tem pessoas que atravessam a rua distraídas, outras falando ao celular, um comportamento perigoso que pode levar a um atropelamento”, observa.

“A educação para o trânsito só obtém resultados satisfatórios na mudança de comportamento do motorista, do motociclista, do ciclista e do pedestre quando é trabalhada”, adverte. Ivanise completa ainda que as atitudes corretas, principalmente, nas portas das escolas em horários de entrada e saída dos alunos evitam conflitos, maus entendidos e estresse. “O trânsito é um espaço coletivo e não podemos supor que o meu problema ou minha pressa seja mais importante que a do outro”, concluiu.


Voltar


Comente sobre essa publicação...