Semana On

Quarta-Feira 20.mar.2019

Ano VII - Nº 342

Coluna

Eleita a Mesa Diretora da Assembleia

As notícias que fizeram a semana política em MS, com Marco Eusébio

Postado em 30 de Janeiro de 2019 - Marco Eusébio

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Deputados estaduais elegeram a Mesa Diretora da Assembleia depois de tomarem posse, e não teve surpresa para os dois principais cargos: Paulo Corrêa (PSDB) foi eleito presidente da Casa com 23 votos e Zé Teixeira (DEM) segue por mais dois anos como primeiro-secretário, após derrotar o Capitão Contar (PSL), que lançou candidatura avulsa. Eduardo Rocha (PMDB) é o novo vice-presidente e Neno Razuk (PTB) segundo vice. Herculano Borges (SD) e Pedro Kemp (PT) ocuparão os cargos de segundo e terceiro secretários, respectivamente. Seguindo a tradição, na segunda-feira, às 8h45, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai ler sua mensagem à Assembleia abrindo a nova legislatura.

Barbosinha já sonha com Dourados 2020

O deputado estadual Barbosinha (DEM), empossado em seu segundo mandato, está animado para disputar a Prefeitura de Dourados nas eleições do ano que vem. "Vivenciei todas a experiências para poder pleitear este sonho que carrego de um dia administrar a cidade", disse o democrata ontem em entrevista à FM Cidade, de Campo Grande. Nesse projeto, ele conta com o fortalecimento de que seu partido, lembrando que a sigla em Mato Grosso do Sul começou o ano com dois ministros – Tereza Cristina (Agricultura) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde) – e o vice-governador Murilo Zauith.

MS na diretoria nacional da OAB

Pela segunda vez na história, Mato Grosso do Sul tem um representante na diretoria nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. O advogado Ary Raghiant Neto, conselheiro federal por MS, é o secretário-geral adjunto na chapa única eleita em Brasília, que confirmou na presidência do Conselho Federal Felipe Santa Cruz, ex-presidente da OAB-RJ. O sul-mato-grosssense também assume o cargo de corregedor nacional da Ordem. A diretoria, que vai comandar a OAB nacional no triênio 2019-2022, tem como vice-presidente Luiz Viana (Bahia), secretário-geral José Alberto Simonetti (Amazonas) e diretor-tesoureiro José Augusto Araújo de Noronha (Paraná). Antes de Raghiant, só o ex-presidente da OAB-MS, Vladimir Rossi Lourenço, havia representado MS, por duas vezes, na diretoria nacional.

Nelsinho troca o PTB pelo PSD dos irmãos

Nelsinho Trad, que assumiu o mandato de senador pelo PTB, trocou o partido que presidia em Mato Grosso do Sul pelo PSD, juntamente com o senador do Amapá Lucas Barreto. "A partir de hoje, estou no partido com os meus irmãos Marcos Trad, prefeito de Campo Grande, e Fábio Trad, deputado federal, no PSD", disse o ex-prefeito ao anunciar sua filiação no Facebook.

Citado em ataque de Renan à Simone, Marun revida: 'esse senador enoja o Brasil'

Renan Calheiros (AL) atacou Simone Tebet (MS) na disputa pela indicação do MDB à Presidência do Senado. Escreveu no Twitter que o único apoio que a senadora deveria ter na cúpula do partido seria "do Eduardo Cunha - através de Carlos Marun".

Em mensagem enviada para grupos do MDB no WhatsApp, o ex-ministro Marun rebateu: "Leio agora que este boquirroto e falastrão denominado Renan Calheiros usou sua mídia social para se referir a mim, coisa que por si só me desagrada. Ironiza um apoio meu a candidatura de Simone Tebet. Infelizmente não posso apoiá-la, por tratar-se de assunto interno do Senado Federal, mas confesso que torço para que ela vença esta disputa com o atraso e com a maracutaia representados pela candidatura deste senador infelizmente reeleito, mas que não honra sua Alagoas e que enoja o Brasil."

Leia abaixo as postagem de Renan.

OAB suspende carteira de Alcides Bernal

Acusado de se apropriar, como advogado, de indenização que a Justiça mandou a Vega Engenharia pagar à sua cliente, o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, está impedido pela Ordem dos Advogados do Brasil de exercer a advocacia. A decisão unânime foi tomada pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-MS em dezembro e divulgada hoje pelo Correio do Estado.

A Ordem informou que a carteira de advogado de Bernal seguirá suspensa até a prestação de contas. O caso refere-se à ex-catadora de material reciclável Dilá Dirce de Souza, atropelada em 1999 por um caminhão da Vega, responsável na época pela coleta de lixo de Campo Grande. A mulher ficou impossibilitada de trabalhar depois do acidente. A Justiça mandou a empresa pagar 60 salários mínimos (R$ 159,3 mil, em valores corrigidos) e pensão vitalícia, mas a mulher, conforme a denúncia julgada pelo TED, não recebeu a indenização repassada ao advogado.

Vereador é preso por agredir esposa em MS

Na cidade de Bandeirantes, distante apenas 68 km de Campo Grande, o vereador Mário Aparecido Ferreira de Souza (Patriota), de 49 anos, foi preso em flagrante por agredir a esposa, de 44. Não seria a primeira vez. Conforme o site Campo Grande News ela já havia registrado boletim de ocorrência contra o marido, em novembro, por ameaça e lesão corporal.


Voltar


Comente sobre essa publicação...