Semana On

Terça-Feira 18.jun.2019

Ano VII - Nº 355

Veí­culos

Carro autônomo da Volvo recebe aval para testes mais avançados na Suécia

Agora a velocidade será de até 80 km/h e o motorista não tem a obrigação de manter uma das mãos no volante

Postado em 29 de Janeiro de 2019 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Volvo conseguiu aval para começar a testar um programa de computação para carros autônomos na Suécia sem interferência do motorista.

Segundo a empresa Veoneer, parceira da montadora sueca, a autorização foi para condução autônoma de nível 4 - o segundo maior nível. Ele permitirá que o carro da Volvo ande sozinho a uma velocidade máxima de 80 km/h. Por precaução, o veículo terá um motorista treinado a bordo, mas ele não colocará as mãos no volante.

Em testes anteriores, a velocidade máxima era de 60 km/h e o motorista era obrigado a manter ao menos uma mão no volante.

A parceria entre Volvo e Veoneer foi batizada de Zenuity e foi formada em 2017. Os primeiros produtos de assistência ao motorista devem equipar carros à venda ainda neste ano.

A montadora, controlada pela chinesa Geely, tem a meta de entregar carros autônomos depois de 2021 e obter um terço das suas vendas a partir desses veículos até 2025.

No ano passado, a Volvo formou uma parceria com a chinesa Baidu para usar um software de condução autônoma da também chinesa Apollo, em um carro de nível 4.


Voltar


Comente sobre essa publicação...