19/03/2024 - Edição 540

Saúde

A hora mais perigosa do ano para a sua saúde é às 22h da véspera de Natal

Publicado em 18/12/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Quando o relógio bater 22:00 na noite de 24 de dezembro, tenha cuidado! Cientistas suecos descobriram que este é o horário mais perigoso da época das festas de final de ano e pode até ser mortal.

Os pesquisadores analisaram dados de 283 mil ataques cardíacos registrados na Suécia entre 1998 e 2013 para identificar quais datas foram as mais letais. Nos dias normais, a média era de 50 ataques. Contudo, na véspera de Natal o número saltou para 69, um aumento de 37%. Além disso, a maioria dos incidentes aconteceu por volta das 22h. Isso porque muitas pessoas passam o dia bebendo e comendo demais ao lado de amigos e familiares. 

Assim como o Brasil, a Suécia tem o costume de celebrar o Natal na véspera. Já o Reino Unido, por exemplo, comemora no dia seguinte. Com isso, os cientistas sugerem que o período mais perigoso para os britânicos é às 22:00 do dia 25 de dezembro. 

O risco de sofrer ataque cardíaco aumenta em 22% no dia 26 de dezembro, quando muitos países celebram o Boxing Day, data para fazer a troca de presentes que não serviram ou não agradaram. 

O estudo ainda mostrou que a véspera de ano novo não apresentou riscos. Na verdade, o perigo foi 20% menor no dia 31 de dezembro. Segundo os pesquisadores, talvez isso possa ser explicado porque os sintomas de ataque cardíaco foram mascarados pelo excesso de consumo de álcool e alimentos, privação de sono e exposição a temperaturas frias durante a noite (no caso do hemisfério norte, onde é inverno no final do ano). 

"A angústia emocional com raiva, ansiedade, tristeza, e estresse pode aumentar o risco de um ataque cardíaco. A ingestão excessiva de comida, álcool e viagens de longa distância podem piorar isso", comentou David Erlinge, do Departamento de Cardiologia, Ciências Clínicas, da Universidade de Lund. 

“O padrão de aumento de risco durante a manhã no resto do ano foi revertido no Natal, com crescimento do risco à noite, indicando que o estresse e o comer durante o dia desencadeou os ataques cardíacos. As pessoas podem evitar isso deixando de comer e beber excessivamente."


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *