Semana On

Segunda-Feira 20.nov.2017

Ano V - Nº 280

Gov Refis

Auau Miau

Saiba preparar a casa para que seu cão fique bem sozinho

Pequenos truques podem aliviar a solidão do seu amigão e evitar estragos.

Postado em 21 de Julho de 2014   - Redação Semana On

Eles se sentem sós. Eles se sentem sós.

Os cachorros são animais sociáveis, mas nem sempre seus donos podem estar por perto o tempo todo, principalmente quando trabalham fora. Há, no entanto, estratégias para deixar o animal mais à vontade quando estiver sozinho em casa.

Segundo o médico veterinário e terapeuta canino Marcel Pereira, não existe nenhuma recomendação para modificar a estrutura da casa, móveis ou decoração para o cão que fica sozinho. Nem mesmo é preciso um cômodo próprio, ainda que seja bom ter um lugar específico para o pet dormir, como um tapete ou uma cama. Pereira recomenda que sejam dados ao bicho de estimação brinquedos específicos, que não soltem peças que possam ser engolidas e que o mantenham ocupado, pois os cachorros têm muita energia e precisam gastá-la. Outra estratégia é fazer furos em uma garrafa PET e enchê-la de comida, assim o animal tem que "brincar" para conseguir o alimento.

Tem jardim?

Quando houver um jardim, algumas adaptações podem ser feitas para melhor receber o animal. Os cachorros se sentem inseguros andando sobre pequenas pedras, uma opção é cobrir o chão perto das plantas com pedregulhos. Isso pode impedir estragos na vegetação. Como a urina do cão amarela a grama, outra opção é criar um espaço para ele com terra, no qual o pet pode também cavar, deixando de fazer buracos no resto do jardim. De qualquer forma, é preciso acostumar o bicho de estimação a usar sempre o mesmo lugar.

Dentro ou fora de casa, há vegetações que devem ser evitadas, pois causam problemas se ingeridas pelo animal. Não se recomenda o bico-de-papagaio, a hortênsia, a azaleia e a amarílis, entre outras.

Mesmo com essas recomendações, nada como uma boa caminhada com seu bicho de estimação para que ele gaste energia e fique mais tranquilo quando estiver sozinho.


Voltar


Comente sobre essa publicação...