19/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Cachorro tem dente de leite?

Publicado em 27/11/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Tem criança que fica bastante incomodada quando está trocando dentinhos. Com cachorro não é muito diferente. Mas, para aliviar a coceira na gengiva, os filhotes costumam morder tudo o que encontram pela frente.

Nos cãezinhos, os dentes de leite caem e os definitivos começam a surgir entre os três e quatro meses de vida —o processo termina por volta dos seis meses ou se estende até oito meses para as raças de porte gigante.

Muitos animais acabam engolindo os dentinhos, mas isso não acarreta risco ao pet.

Para amenizar a coceira, o tutor pode oferecer brinquedos próprios para os animais, com consistência macia e finalidade de massagear as gengivas. Ossinhos muito duros devem ser evitados porque podem causar fraturas nos dentes de leite.

A veterinária Karla Marques, consultora técnica de filhotes da Petz, afirma que a alimentação não deve ser alterada nessa fase. “A ração especifica para o filhote já possui característica de ser um pouco mais aerada que a ração de adulto, justamente para ajudar nesse período.”

Mas os cuidados e a escovação devem começar cedo. “Antes da troca dos dentes podemos acostumar o filhote com a escovação diária dos dentes, para evitarmos doenças futuras”, diz a veterinária.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *