Semana On

Sexta-Feira 18.out.2019

Ano VIII - Nº 368

Colunista Emerson Merhy e Ricardo Moebus


Emerson Merhy e Ricardo Moebus são médicos.


Emerson Merhy é médico, formado pela USP em 1973, especialidade em Medicina Preventiva e Social em 1975, especialidade em Saúde Pública em 1976. Foi médico sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde de 1976 a 1984, tendo atuado em várias unidades de saúde em São Paulo e Campinas. Foi Diretor do Distrito Sanitário de Saúde de Campinas. Em 1984, iniciou sua carreira acadêmica na Unicamp, onde ficou até 2003, quando se aposentou como Livre-Docente e Prof. Associado. Em 2012, após concurso público, virou Professor Titular de Saúde Coletiva da UFRJ, Campus de Macaé, RJ.

Militou, desde os anos 1970, no campo da luta pela democratização do país e em especial no campo da luta pela reforma sanitária e psiquiátrica brasileira. Atuou junto a vários movimentos populares pelas cidades de São Paulo e Campinas.

Exerce atividade de docência desde os anos de 1968, inicialmente no ensino fundamental e depois no universitário. Até hoje se envolve com disciplinas em curso de graduação em Medicina.

É professor de vários cursos de Pós-Graduação no Brasil e fora do país.

Tem priorizado atuação junto aos coletivos que se encontram à margem das institucionalidades mais formais do campo da saúde e da educação, por entender que a liberdade de alguém é sempre a liberdade do outro ser o que é na sua diferença, além de tomar como consigna que a vida de qualquer um vale a pena ser vivida e defendida.

Nesse caminho, tem publicado vários materiais sob a forma de artigos, capítulos de livros e livros.

-

Ricardo Moebus é médico, formado pela UFMG em 1994, especialidade em Psiquiatria em 1997, especialidade em Psiquiatria da Infância e Adolescência em 1999. Mestre e Doutor pela Linha de Pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde pela UFRJ. Pós-Doutorado em Racionalidades da Saúde pela UFF. Foi médico psiquiatra da Prefeitura de Belo Horizonte, tendo atuado em CERSAM e Unidades Básicas de Saúde.

É médico psiquiatra da Prefeitura de Ouro Preto desde 1999, atualmente no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (CAPSIJ) de Ouro Preto.

É Prof. Associado da Universidade Federal de Ouro Preto, onde leciona desde 2009.

Integrante da não organização não governamental ambientalista Primatas da Montanha (PRIMO).

Integrante da Linha de Pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde.

Tem atuado e produzido no campo da Reforma Psiquiátrica e da Ecologia dos Saberes, do reconhecimento dos Saberes Tradicionais, em especial, dos Saberes e Práticas Tradicionais Indígenas de produção de cuidado e saúde, tendo publicado livros e capítulos sobre tais temáticas.

Email: ricardo.moebus@gmail.com



Acompanhe Emerson Merhy e Ricardo Moebus nas redes sociais:


http://saudemicropolitica.blogspot.com.br/