Semana On

Quarta-Feira 21.nov.2018

Ano VII - Nº 328

Gov dengue

Coluna Paladar

Omeletes à mesa: que delícia!

Experimenta uma deliciosa receita de omelete nordestino

Postado em 31 de Outubro de 2018 - Vera Chaves

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Às vezes uma visita aparece de última hora e nem sempre estamos com disposição ou tempo para oferecer um prato sofisticado. O que frequentemente esquecemos, entretanto, é que até o mais simples dos pratos pode ter seus toques de requintes. O segredo, no caso, está primeiramente na apresentação. No final, modéstia à parte, a satisfação fica garantida com o sabor das delícias que serviremos à mesa!

Em situações de "urgência" como a apresentada, omeletes são uma excelente pedida, principalmente se fugirmos da receita tradicional, na qual somente os ovos são os protagonistas (o que deixa o prato sem graça e com cara de café da manhã). Dependendo do que for servido junto às omeletes e de como a receita for preparada, você terá um jantar inesquecível e baseado na praticidade. No final, as visitas vão sair comentando: "tão simples e tão delicioso!". E ainda é fácil de fazer! Quem diria, não é?

Omeletes Nordestino

A ins­pi­ração desta re­ceita, apre­sen­tada pelo também co­lu­nista da Se­mana On­line, Gui­lherme Ca­val­cante, vem dos ho­téis do nor­deste, onde é bas­tante comum nos de­pa­rarmos com ome­letes no ser­viço de café da manhã. O di­fe­ren­cial das ome­letes da­quela re­gião está no uso do queijo, que torna o sabor mais sig­ni­fi­ca­tivo. Lá, in­clu­sive, em vez de mo­za­rela, uti­liza-se o queijo co­alho, bas­tante comum na re­gião.

In­gre­di­entes

• 6 ovos
• 300g de queijo mo­za­rela ra­lado
• 150g de pre­sunto pi­cado
• 2 to­mates grandes pi­cados
• 1 ce­bolas média pi­cada
• Tem­pero de sua pre­fe­rência, à gosto

OBS: De­pen­dendo do queijo e dos tem­peros uti­li­zados, a re­ceita pode dis­pensar o sal

Modo de pre­paro

Após picar o to­mate, re­tire o ex­cesso de água. Mis­ture os in­gre­di­entes numa va­silha grande. Em outra, bata os ovos até for­marem uma mis­tura ho­mo­gênea entre a clara e o ovo e adi­cione o tem­pero do seu agrado. Des­peje os ovos ba­tidos na va­silha onde estão os ou­tros in­gre­di­entes e frite-os em uma fri­gi­deira an­ti­a­de­rente, que pode dis­pensar o uso de gor­dura ve­getal. Em média, três co­lheres de sopa bem cheias ga­rantem uma ome­lete grande. Frite até es­cu­recer, aju­dando com uma es­pá­tula a des­prender do fundo. Em se­guida, dobre a ome­lete e deixe fritar mais um pouco. Sirva quente.

Ren­di­mento

Serve de 5 a 6 pes­soas

Dicas da Vera

As ervas finas, oré­gano, man­je­rona e man­je­ricão com cer­teza dão um toque es­pe­cial à re­ceita, de­vendo ser adi­ci­o­nados aos ovos ba­tidos antes de mis­turá-los aos ou­tros in­gre­di­entes. Você também pode es­premer meio limão à mis­tura de ovos, para deixar o sabor mais ex­pres­sivo. Pães podem servir de acom­pa­nha­mento e, para beber, vale tudo: sucos de frutas cí­tricas, re­fri­ge­rantes e até vi­nhos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Colunista

Vera Chaves

Vera Chaves

Vera Chaves é cheff internacional e advogada.


Saiba mais sobre Vera Chaves...