Semana On

Quinta-Feira 13.dez.2018

Ano VII - Nº 331

Camara

Coluna Paladar

O poder dos sucos

Confira receitas infalíveis para sua saúde e paladar

Postado em 21 de Junho de 2018 - Vera Chaves

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um passo importante para a limpeza de todas as impurezas do organismo é fazer uso de sucos desintoxicantes no seu cardápio matinal, lembrando que devem ser necessariamente frescos, ou seja, ingeridos imediatamente após seu preparo.

Tais sucos são um coquetel de vitalidade e nutrição básica da vida, que previnem doenças, despertam órgãos e sistemas. Os sucos não são remédios e sim um concentrado de alimentos vegetais crus, frescos e nutritivos, que oferecem ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras, para que ele se mantenha saudável e disposto.
Mas nada de trocar almoço ou jantar por suco. O ideal é que a bebida seja ingerida pela manhã em jejum, momento mais adequado do dia, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus excretos. Outro momento adequado seria no intervalo da manhã ou da tarde, quando aguardamos o melhor horário para a próxima refeição.

Benefícios

Os be­ne­fí­cios dos sucos de­sin­to­xi­cantes são nu­me­rosos, porque sendo lí­quidos fa­vo­recem a pronta e in­tensa ab­sorção dos nu­tri­entes. Ve­jamos al­guns pontos altos:
- Au­menta a dis­po­sição e a hi­dra­tação, su­a­vi­zando a pele e dando mais brilho aos ca­belos
- Ajuda na me­lhoria da qua­li­dade do sono, da me­mória e da lu­cidez
- Ativa o sis­tema imu­no­ló­gico, por­tanto pre­vine o câncer e au­menta a re­sis­tência a gripes e res­fri­ados
- Au­menta o vo­lume e o trân­sito in­tes­tinal, pre­ve­nindo pro­blemas de cons­ti­pação
- Ajuda na to­ni­fi­cação dos pul­mões, rins e fí­gado.
- Me­lhora o sis­tema car­di­o­vas­cular, in­clu­sive no con­trole da hi­per­tensão, quando ajuda na de­sin­to­xi­cação do sangue

Boas dicas

Evite tomar sucos in­dus­tri­a­li­zados e con­cen­trados de cai­xinha, gar­rafa ou lata pois contém con­ser­vantes quí­micos. O suco fresco, con­tendo frutas, raízes, fo­lhas e se­mentes, é sem dú­vidas, o mais sau­dável e te­ra­pêu­tico. Deve ser in­ge­rido ime­di­a­ta­mente após o seu pre­paro, para que não oxide e perca seus efeitos te­ra­pêu­ticos e nu­tri­ci­o­nais.
O ideal é tomá-lo ao na­tural, ou seja, sem adoçar. Apro­veite para apre­ciar me­lhor o sabor dos ali­mentos "in na­tura" e co­meçar a re­duzir suas ne­ces­si­dades de in­gerir açúcar em ex­cesso.
Evite usar água, pois a ideia é que sejam co­que­téis con­cen­trados de vi­ta­li­zação ins­tan­tânea. Quando pre­pa­rados no li­qui­di­fi­cador é comum pre­cisar acres­centar 1/2 copo de água (que pode ser de coco ou suco es­pre­mido pre­vi­a­mente) e tendem a ficar bem cre­mosos. Neste caso, beba mas­ti­gando-o. Quando na cen­trí­fuga não é ne­ces­sário co­locar água e os sucos saem bem lí­quidos, porém superfortes.

Receitas de sucos desintoxicantes infalíveis

Imu­ni­dade: 2 maçãs + 1 la­ranja des­cas­cada dei­xando a parte branca + ramos de man­je­ricão + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Cal­mante: 1 ce­noura + 1 maçã + 1/2 molho de al­face (talo in­cluso) + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
De­sin­to­xi­cante: 1 ce­noura + 1 pe­pino (com casca) + 1/2 be­ter­raba média crua + 1/2 xí­cara (chá) de talos e fo­lhas de hor­telã + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Di­ges­tivo: 1 xí­cara (chá) de aba­caxi em cubos + 1 ce­noura + 1 xí­cara de talos de erva-doce + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Ener­gé­tico: 1 xí­cara (chá) de uva itália sem as se­mentes + 3 kiwis + 1 la­ranja pêra des­cas­cada dei­xando a parte branca.
Mousse la­xante: 1 fatia de mamão for­mosa (o mamão pa­paia é mais ca­ló­rico e contém muito agro­tó­xico) + suco de 1 la­ranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem ca­roço (ou 2 co­lheres de sopa de uva passa sem ca­roço). Bater tudo no li­qui­di­fi­cador e tomar sem coar.
En­gana fome: 1 to­mate + 1/2 pe­pino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no li­qui­di­fi­cador, tem­perar com molho shoyo ou uma pi­tada de sal e tomar no in­ter­valo da manhã ou da tarde.
ES­PE­CIAL Ener­gé­tico: dizem que é o suco do re­nas­ci­mento. Pre­vine gripes, res­fri­ados e po­ten­ci­a­liza a cura de pro­blemas in­fec­ci­osos. Ajuda a com­bater náu­seas e deixa a pele suave: 4 ce­nouras + 1 maçã + 1 suco de 1 limão in­teiro (com a casca) + suco de 2 la­ranjas + 1 pe­daço de gen­gibre. Passar tudo pela cen­trí­fuga e tomar ime­di­a­ta­mente.
-
Re­ceitas de Con­ceição Trucom
Quí­mica, ci­en­tista, pa­les­trante e es­cri­tora sobre temas vol­tados para a ali­men­tação na­tural, bem-estar e qua­li­dade de vida


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Colunista

Vera Chaves

Vera Chaves

Vera Chaves é cheff internacional e advogada.


Saiba mais sobre Vera Chaves...