Semana On

Sábado 19.ago.2017

Ano V - Nº 268

Obras

Coluna Paladar

10 receitas de pé de moleque e pé de moça para adoçar sua Festa Junina

De vegano a chocolate, aprenda receitas deliciosas para fazer em casa

Postado em 15 de Junho de 2017 - Redação Semana On

Imprimir Enviar por e-mail

Se tem um doce de Festa Junina que faz sucesso o ano todo é o pé de moleque. Sua textura crocante e o sabor doce que vicia caem bem em qualquer época. E melhor ainda quando é caseiro!

Se engana quem pensa que receita de pé de moleque é só uma. Tem de chocolate, de micro-ondas e até vegano. Que tal fazer em casa? Confira na galeria 8 receitas de pé de moleque, e também do delicioso pé de moça, para adoçar sua Festa Junina.

Pé de Moleque de micro-ondas

Ingredientes
500g de amendoim cru
500g de açúcar mascavo
1 lata de leite condensado

Modo de preparo
Coloque o amendoim em uma vasilha que possa ir ao micro-ondas, ela deve ser resistente e alta, e leve ao micro-ondas, na potência alta por 8 minutos. Vá mexendo umas 3 vezes durante o cozimento. Adicione o leite condensado e o açúcar mascavo, misture bem e volte ao micro-ondas na potência alta por 8 minutos, mexendo a cada 2 minutos e 1 minuto no final. Retire imediatamente em colheradas coloque em um tabuleiro untado com manteiga, deixe esfriar e sirva.

Brigadeiro de Pé de moleque

*Receita do site Panelaterapia
Ingredientes
500g de amendoim com pele
1 xíc. (chá) de açúcar refinado
1 lata de leite condensado
Manteiga ou margarina para untar o refratário e as mãos
Açúcar refinado ou cristal para empanar

Modo de preparo
Comece torrando o amendoim. Basta colocar na panela e mexer sem parar por 5 minutos em fogo médio (sem óleo, sem nada, só amendoim com pele mesmo). Retire o amendoim da panela e reserve. Coloque o açúcar na panela e deixe derreter até virar um caramelo. Abaixe o fogo para mínimo, junte o amendoim que foi torrados e misture sem parar. No início parece difícil de mexer porque o caramelo dá uma endurecida, mas depois com o calor do fogo vai ficando líquido novamente. Nesse momento junte o leite condensado. Novamente ele vai empelotar um pouco de início, mas é só mexer sem parar até ficar como brigadeiro, desgrudando do fundo da panela. Retire do fogo, despeje em um refratário untado com manteiga ou margarina e deixe esfriar em temperatura ambiente por 4 horas (não vai na geladeira). Depois desse tempo, passe um pouco de manteiga ou margarina nas mãos e enrole como um docinho. Passe no açúcar (refinado ou cristal), coloque em forminhas. Rende aproximadamente 50 a 60 unidades.

Pé de Moleque Tradicional

*Receita Nestlé
Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de amendoim, torrado e sem pele
1 lata de leite condensado

Modo de Preparo
Leve ao fogo baixo o açúcar e o amendoim, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o leite condensado em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela. Unte uma superfície lisa - mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos. Rendimento: 30 porções.

Pé de Moça

*Receita União
Ingredientes
1 lata de doce de leite em ponto de corte (395g)
1 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele (cerca de 135g)
1 lata de leite condensado (395g)
½ xícara (chá) de açúcar para polvilhar (95g)

Modo de preparo
Leve ao fogo brando, todos os ingredientes, mexendo sempre, até desprender totalmente do fundo da panela. Coloque na fôrma ligeiramente untada com manteiga. Depois de frio corte em quadrados de 5x5cm e passe, um a um, no açúcar. Deixe descansar em recipiente aberto por cerca de 24h para cristalizar. Rendimento: cerca de 16 unidades.

Pé de Moleque de Chocolate

*Receita Nestlé
Ingredientes
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (chá) de manteiga
2 xícaras (chá) de amendoim torrado, sem pele e sem sal
Manteiga para untar

Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (o que corresponde a cerca de 10 minutos). Misture o amendoim e cozinhe por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. Coloque em uma superfície untada e deixe esfriar. Corte em quadrados e sirva. Rendimento: 30 porções.

Pé de moleque de Brigadeiro

*Receita do site Cybercook
Ingredientes
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
2 colheres de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
 ½ kg de amendoim

Modo de preparo
Coloque em uma panela o amendoim com o açúcar, deixando queimar o açúcar por igual até derreter totalmente. 2. Acrescente o leite condensado, a margarina e o chocolate, mexa até aparecer o fundo da panela. 3. Depois de desligar o fogo mexa mais um pouco. 4. Despeje em uma pedra mármore untada com margarina. 5. Corte ainda morno. Tempo de preparo: 1 hora | Rendimento: 20 porções

Pé de Moleque com Rapadura

*Receita União
Ingredientes
 1 xícara (chá) de açúcar cristal (190g)
1 colher (sopa) de glucose de milho (25g)
½ xícara (chá) de água (100ml)
1 colher (chá) de manteiga (5,5g)
300 gramas de rapadura picada
2 xícaras (chá) de amendoins inteiros (270g)

Modo de preparo
Ferva o açúcar cristal com a água, a rapadura e a glucose até obter uma calda em ponto de bala dura. Fora do fogo, adicione a manteiga e os amendoins e misture sem parar. Quando começar a perder o brilho, distribua pequenas porções sobre uma pedra untada e deixe esfriar. Conserve em recipiente hermeticamente fechado para não amolecer. Rendimento: cerca de 30 porções.

Pé de Moleque de Vegano

Ingredientes
1 xícara de leite de coco
3 xícaras de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha
350 g de amendoim torrado sem casca
2 colheres de sopa de linhaça.

Modo de preparo
Em uma panela ferva o leite de coco e vá acrescentando o açúcar, misture o amendoim torrado sem casca, e por último a essência de baunilha e a linhaça. Vá mexendo bem, a linhaça deve dar um efeito mais pastoso à receita, por isso você deve mexer a mistura até dourar e o açúcar dar a cor ao pé de moleque. Por último, quando estiver difícil de você mexer, apague o fogo e use uma travessa pequena untada com óleo vegetal e despeje a massa. Aguarde 5 minutos e corte os pedaços, dependendo da quantidade de açúcar pode ficar mais quebradiço. Se você quiser o efeito “quebra queixo” use mais uma xícara de açúcar.

Pé de Moleque de Soja

*Receita Nestlé
Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de soja torrada
1 lata de leite condensado
Manteiga para untar

Modo de Preparo
Leve ao fogo baixo o açúcar e a soja, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o leite condensado em fio e mexa com uma colher de cabo longo, por aproximadamente 15 minutos ou até que a massa se desprenda do fundo da panela. Unte uma superfície lisa, mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa levemente untado. Deixe esfriar e corte em losangos. Dica: É possível comprar a soja já cozida e torrada. Caso esteja com sal, enxague a soja antes de usá-la, escorra e leve ao fogo em uma frigideira para secá-la. Rendimento: 25 porções.

Pé de Moleque Light

*Receita do site Minha Vida
Ingredientes
2 ¾ xícaras de amendoim torrado por uns 15 minutos em forno médio sem a pele
3 ¼ xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de água
½ colher (sopa) de gengibre ralado
Manteiga para untar

Modo de preparo
Em uma panela grande adicione o açúcar, a água e o gengibre. Cozinhe em fogo alto mexendo até derreter o açúcar. Deixe no fogo até virar uma calda em ponto de fio. Adicione o amendoim e misture bem. Despeje em uma forma retangular untada. Espere esfriar para cortar em quadrados

 


Voltar


Colunista

Vera Chaves

Vera Chaves

Vera Chaves é cheff internacional e advogada.


Saiba mais sobre Vera Chaves...

Comente sobre essa publicação...