Coluna Paladar
Um pouco de purê de abóbora vai lhe garantir a melhor receita de massa
Postado em 27 de Novembro de 2019 - Jeremy Paige - HuffPost US
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
As abóboras!! Você pode amar ou odiá-las, mas não há como deixar de topar com elas em toda parte: em lattes, sobremesas, cereais, biscoitos caninos, sorvetes, lanches e, meu favorito pessoal, em misturas para coquetéis. Até George Clooney aderiu à onda: sua turma na Casamigos lançou há pouco uma mistura básica de coquetel à base de abóbora para acompanhar sua célebre tequila.
Talvez você pense na abóbora principalmente como ingrediente de tortas ou outras sobremesas doces, mas na realidade ela é perfeita para conferir um toque de doçura e profundidade a uma receita salgada. Afinal, pensando bem, ela é parente da abobrinha e outros frutos semelhantes.
Uma das minhas maneiras prediletas de incorporar a abóbora a uma receita é misturando-a em purê ao molho bechamel (o nome francês sofisticado de um molho de leite engrossado com farinha de trigo e manteiga) quando você prepara um macarrão com queijo, o famoso mac and cheese. Não apenas é uma ótima maneira de incluir vegetais ocultos em sua alimentação como deixa o molho ainda mais cremoso e irresistível. Não precisa se assustar – o molho não terá um sabor forte de abóbora. É tão suave que até meu filho de 2 anos comeu. Ele geralmente só gosta de nuggets de frango.
Para reforçar os sabores, costumo empregar uma mistura de queijo gouda defumado e cheddar forte. O resultado parece sofisticado, sem sê-lo. O sabor defumado intenso do gouda combina perfeitamente com os tons adocicados da abóbora.
Para dar um toque a mais, costumo ir além e preparar migalhas de pão rústico para jogar por cima. Um pouco de manteiga, uma baguete crocante, uma porção generosa de queijo parmesão e um pouco de tomilho fresco transformam um prato corriqueiro numa receita que suas tias vão querer copiar e levar para casa.
Na hora de planejar seus cardápios em dias que pedem uma massa quentinha e saborosa, não tenha medo de inovar um pouco e usar abóbora em receitas salgadas, começando com este mac and cheese levemente diferente.
Mac And Cheese com queijo gouda defumado e abóbora
Ingredientes
1 1/2 colher de sopa de azeite
120 gramas de baguete fresca rasgada em pedaços pequenos
2 colheres de chá de folhas de tomilho fresco
1/4 xícara de parmesão ralado
450 gramas de macarrão espiral (ou penne)
4 colheres de sopa de manteiga com sal
4 colheres de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de leite integral à temperatura ambiente
1 xícara de purê de abóbora
2 xícaras de queijo gouda defumado e picado
2 xícaras de cheddar forte picado
Sal
Como fazer
1. Preaqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma grande com spray de cozinha antiaderente.
2. Numa tigela grande combine o pão rasgado, azeite, tomilho e ½ colher de chá de sal. Coloque na forma untada e asse até dourar (12 a 15 minutos). Retire do forno, incorpore o parmesão ralado e reserve.
3. Numa panela grande de água salgada fervente, cozinhe o macarrão al dente segundo as instruções do pacote. Drene a água e reserve o macarrão.
4. Derreta a manteiga em uma caçarola grande sobre fogo médio. Incorpore a farinha de trigo e cozinhe, mexendo sem parar, até a mistura começar a engrossar (cerca de um a dois minutos).
5. Incorpore o leite gradualmente, misturando constantemente, até formar um molho levemente engrossado (cinco a seis minutos).
6. Acrescente a abóbora em purê e duas colheres de chá de sal. Bata até ficar bem incorporado ao molho.
7. Abaixe o fogo e coloque os queijos gouda e cheddar, misturando bem até derreterem.
8. Incorpore o macarrão cozido ao molho. Transfira tudo para uma assadeira preparada.
9. Polvilhe com as migalhas de pão tostadas. Coloque no forno e deixe até dourar e formar bolhas (cerca de 20 minutos). Sirva imediatamente.