Semana On

Terça-Feira 12.dez.2017

Ano V - Nº 283

Super Banner na capa e em toda a revista

Coluna Cine Drops

O auge do humano

Vencedor de um dos mais importantes prêmios de cinema do mundo chega ao circuito comercial brasileiro

Postado em 11 de Agosto de 2017 - Danilo Custódio

Não é sempre que um filme falado em espanhol consegue espaço no circuito comercial brasileiro. Mas nesse caso, trata-se de uma co-produção entre Argentina, Brasil e Portugal. A parte brasileira dessa união de poderes coube a RT Features, distribuidora nacional que atua no mercado internacional e que vem fazendo um dever de casa nota dez. E eis que um dos resultados que eles alcançaram é conseguir espaço em nossos cinemas para o que promete ser um filme inesquecível.
Tanto que o diretor argentino Eduardo Willians levou para casa, no ano passado, o Leopardo de Ouro de melhor filme no recorte temático Cineasta do Presente, oferecido pelo Festival internacional de Cinema de Locarno, considerado um dos mais importantes eventos de cinema do mundo. Alguns críticos já o classificaram o filme como impressionante e visceral, mas o que mais me chamou atenção foram as palavras de André Ldc em seu texto Além da Mera Geografia, onde ele compara O auge do humano às “maravilhas (e os percalços) que o cotidiano nos revela todos os dias”. E ai, bora se programar pra ver?

SENOCINE

Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional Online de Cinema, que promove estudos sobre o cinema com grandes pesquisadores e artistas da área, oferecendo palestras gratuitas online. As vagas são limitadas e ainda dá tempo de pleitear um lugarzinho na palestra de abertura com o professor Fernando Andacht, doutor em filosofia pela Bergen University, da Noruega, que falará sobre O paradoxo da representatividade no documentário: pessoa ou personagem? Outro encontro interessante promete ser com a Julia de Abreu, produtora associada do documentário O Sal da Terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, sobre a vida e obra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O filme foi realizado por meio de co-produção entre Brasil, França e Itália e alcançou o relevante status de indicado ao Oscar em 2015. Ficou interessado, corre lá no site e inscreva-se agora!

Mostra 30 Anos de Cinema Brasileiro

Espaço Itaú de Cinema comemora seu aniversário de 30 anos em grande estilo, realizando de 10 a 16 de agosto a Mostra 30 Anos de Cinema Brasileiro. O evento traz uma programação incrível de 32 filmes que marcaram o cinema nacional dos anos 80 em diante e as sessões são gratuitas. Fique ligado na programação oficial e não perca essa maravilhosa oportunidade de ver grandes filmes brasileiros no cinema, em salas de excelência.

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2017

A Academia Brasileira de Cinema já iniciou a votação popular via internet para o 16º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Qualquer pessoa pode votar nos seus filmes preferidos, em três categorias: Melhor Longa-metragem Ficção, Melhor Longa-metragem Documentário e Melhor Longa-metragem Estrangeiro. Confira a lista dos indicados e acesse o site da Academia para votar!

MELHOR LONGA-METRAGEM – FICÇÃO

"Aquarius", de Kleber Mendonça Filho

"Elis", de Hugo Prata

"Mãe só há uma", de Anna Muylaert

"Boi Neon", de Gabriel Mascaro

"Nise - O coração da loucura", de Roberto Berliner

MELHOR LONGA-METRAGEM – DOCUMENTÁRIO

"Cinema Novo", de Eryk Rocha

"Curumim", de Marcos Prado

"Cícero Dias, o compradre de Picasso", de Vladimir Carvalho

"Eu sou Carlos Imperial", de Renato Terra e Ricardo Calil

"Marias", de Joana Mariani

"Menino 23 - Infâncias perdidas no Brasil", de Belisario Franca

"Quanto tempo o tempo tem", de Adriana L. Dutra

MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO

"A chegada" / "Arrival" (EUA), de Denis Villeneuve

"A garota dinamarquesa" / "The danish girl" (EUA), de Tom Hooper

"Animais noturnos" / "Nocturnal Animals" (EUA), de Tom Ford

"Elle" / "Elle" (França), de Paul Verhoeven

"Filho de Saul" / "Son of Saul" (Hungria), de László Nemes

"Spotlight - Segredos revelados" / "Spotlight" (EUA), de Tom McCarthy


Voltar


Colunista

Danilo Custódio

Danilo Custódio

Cinéfilo desde criancinha. Coordenador e professor na escola de artes visuais e cinema Espaço de Arte.


Saiba mais sobre Danilo Custódio...

Comente sobre essa publicação...