19/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Conheça o Padlet

Publicado em 24/02/2021 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com o retorno do período letivo, muitas instituições de ensino procuraram otimizar as aulas remotas oferecendo recursos e ferramentas para os estudantes. Algumas interessantes, mas pouco funcionais e outras que necessitam de um investimento elevado, além de um intenso processo de aprendizagem.

Em minha busca por recursos eu me deparei com o Padlet, um software de produtividade que pode ser utilizado para organização pessoal, de escolas ou de empresas. Ele possui uma versão gratuita (eficaz por seu liberada para uso) e ainda uma assinatura anual para obter recursos ilimitados para a montagem de atividades.

O Padlet é uma ferramenta que permite criar quadros virtuais para organizar a rotina de trabalho, estudos ou de projetos pessoais. O recurso possui diversos modelos de quadros para criar as atividades (mural, tela, lista, grade, conversa, mapa e linha do tempo), que podem ser compartilhados e ainda inseridos no Google Sala de Aula.

Cada modelo tem as suas propriedades e logo você identifica o padrão que mais se adequa às suas necessidades.

O aplicativo funciona como um organizador virtual de tarefas. A plataforma permite criar quadros com formatos diferentes e que podem ser alterados a qualquer momento. Assim que selecionar a estrutura de interesse, você inicia o processo de personalização e montagem dos exercícios, podendo aplicar reações, filtrar as postagens para aprovação e ainda filtrar palavras obscenas que torna a experiência ainda mais agradável.

Aproxime mais os estudantes e tenha uma grande ferramenta colaborativa de ensino.

Para tornar tudo mais agradável e interessante ao estudante, você pode inserir áudios, vídeos, gravar a tela e assim construir uma ampla oferta de conteúdos no mesmo espaço. Assim que finalizar todas as orientações, você compartilha com os estudantes e pode verificar todas as publicações de forma ordenada segura e potencializar o ensino remoto.

Muito acessível tanto por computadores, tablets e celulares, o investimento da plataforma premium compensa e você ainda pode salvar toda atividade em formato PDF para registro, o que é um grande alívio para os períodos de avaliação. O Padlet é muito intuitivo, fácil de usar e recomendo a experiência para todos. Um grande abraço e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *