24/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

G Suite para Educação

Publicado em 21/05/2020 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Talvez muitos ainda não saibam, mas sou professor no curso de Jogos Digitais. Desde março, quando as escolas passaram a adotar as aulas remotas, passamos por momentos de tentativa e erro. Foram experiências com as mais diversas ferramentas e maneiras de aproximar os alunos dos conteúdos, não foi nada fácil nesse processo, identificamos famílias com total acesso aos recursos digitais e outras que nem internet tinham em suas residências.

Passamos por março, abril e em maio, conhecemos de forma aprofundada dos recursos da empresa Google aplicada a educação. A plataforma G Suite é fantástica, conseguimos facilmente criar salas de estudo, agendar atividades, postar conteúdos e ainda organizar aulas em vídeo.

Claro que existem várias outras ferramentas disponíveis, porém, encontrar tudo em um mesmo sistema facilita demais a vida dos professores e alunos. Depois de um período para adquirir conhecimento e experiencias, colocamos em prática a abordagem e o resultado se mostrou positivo, mesmo com as limitações de algumas famílias.

Poder contar com o processo de criação coletiva aproximou os alunos e melhorou a aplicação de aulas e conteúdo. Como muitos programas de edição de imagens, apresentações e produção de texto são pagos, encontrar as mesmas possibilidades de forma gratuita contribuiu bastante para o engajamento das atividades e acompanhamento dos pais.

Como ainda não foram liberadas as aulas presenciais, ainda contamos com as atividades remotas e poder contar com o G Suite se tornou peça fundamental para proporcionar o desenvolvimento da educação. Porém, outras vertentes também estão disponibilizadas, como por exemplo o G Suite para negócios.

Independente da plataforma que utilizar eu sugiro que possam experimentar as possibilidades do G Suite e assim facilitar vários processos de educação e conhecimento do nosso cotidiano. Um grande abraço para todos e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *