Semana On

Sábado 21.set.2019

Ano VIII - Nº 364

Coluna Vale um Play

Ikigai

Livro de Ken Mogi que em cinco passos lhe faz conhecer e expandir ainda mais os seus propósitos de vida

Postado em 21 de Agosto de 2019 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Como sabem eu gosto de ler vários livros, porém, como alguns livros são densos e pesados de carregar, prefiro as versões digitais que geralmente são mais acessíveis e com o aplicativo certo, você pode grifar, inserir notas, comentários e dicionários de forma rápida e simplificada. Ao ler o livro Ikigai, percebi que esse zelo em marcar, grifar e ainda tornar tudo acessível é uma das várias manifestações de Ikigai no meu cotidiano.

Geralmente nós procuramos uma grande razão de existência, porém, ao iniciar a leitura eu percebi que pequenos gestos ou mesmo ações que antes eu tachava de comportamento sistemático, tem uma origem muito mais profunda nas minhas tradições orientais. Há muito tempo eu não me impressionava tanto com uma leitura, o livro conseguiu desbravar e aprofundar vários dos meus comportamentos que passei a aceitar e ainda admirar.

Ikigai vem da junção dos sentidos relacionados a razão e viver. Ao invés de seguir um único e grandioso objetivo, encontramos diversos exemplos para se viver em nossas ações do cotidiano, nos nossos comportamentos e costumes rotineiros. Pela leitura compreendemos o valor do agora e das diferentes maneiras de se apreciar o presente. Ainda estou encantando com o que aprendi e sei que pareço um pouco deslumbrado, mas, essa leitura mexeu demais comigo.

Existem diversos exemplos, métodos e vídeos explicando o Ikigai, porém, se desejam de coração um estudo mais profundo eu sugiro os livros de Ken Mogi. Ikigai deve ser ensinado, apreciado e compartilhado por todos. Desejo a vocês uma boa leitura e nos encontramos na semana que vem.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Colunista

Rafael Naruto

Rafael Naruto

Publicitário


Saiba mais sobre Rafael Naruto...