Semana On

Quarta-Feira 19.set.2018

Ano VI - Nº 320

Prefeitura

Coluna Zapping Visual

As pessoas ouvem o som deste gif mudo, e você?

O som não existe, mas cerca de 70% os entrevistados dizem ouvi-lo

Postado em 10 de Maio de 2018 - Lucas Agrela - Exame

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Por definição, os gifs animados são breves imagens em movimento e sem nenhum som. No entanto, Lisa Debruine, pesquisadora na Universidade de Glasgow, realizou uma pesquisa para identificar se as pessoas ouviam algum som a ver o gif abaixo.

O resultado foi que 67% dos entrevistados disseram que sim.

O gif foi criado pelo site Happy Toast e ganhou destaque novamente neste mês com a pesquisa realizada por Debruine no Twitter.

Um estudo científico publicado neste ano por pesquisadores da Universidade de Londres concluiu que 22% das pessoas ouvem sons fracos quando vêm um flash de luz.

Como informa o IFLScience, existe um fenômeno chamado sinestesia, que afeta 5% da população. Ele consiste na ativação de de outro sentido a partir de um estímulo em um dos sentidos. Por exemplo, você pode sentir um gosto ao ver uma imagem ou ouvir um som ao ver algo em movimento.

Ainda não há um estudo científico específico sobre a sinestesia aplicada a gifs animados, mas estima-se que o efeito seja mais pronunciado por conta do movimento da câmera. Fora isso, há também o poder da sugestão, um fator psicológico que induz você a ouvir um som que não existe.

E você? Ouve alguma coisa?


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Colunista

Elis Regina Nogueira

Elis Regina Nogueira

Elis Regina Nogueira vive e trabalha em Campo Grande (MS). Jornalista, com Pós Graduação em Comunicação Social, tem seu trabalho focado na produção de imagens e no audiovisual.


Saiba mais sobre Elis Regina Nogueira...